Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Frente a um recém nascido pré-termo tardio (idade gestacional de 361/7 semanas), com peso ao nascer de 2.700 gramas, de parto cesárea, sem sofrimento antenatal, sem trabalho de parto prévio e que desenvolve desconforto respiratório logo após o nascimento, caracterizado por taquipneia, tiragem intercostal e diafragmática, qual é o diagnóstico mais provável?

A
Doença de membranas hialinas.
B
Taquipneia transitória do recém nascido.
C
Síndrome de aspiração meconial.
D
Pneumonia.
E
Imaturidade pulmonar.
As contraindicações à amamentação devem ser criteriosamente identificadas para não se perder a oportunidade de oferecer o leite materno a um lactente. Marque a situação que exige a interrupção da amamentação, pelas evidências ou risco significativo de efeitos colaterais importantes no lactente.
Um paciente de 65 anos, com IPSS de 25 é submetido a uma avaliação de próstata e durante a investigação ele retorna com os seguintes exames: Psa = 2,3 ng/ml. Creatinina= 3,5 (VN= 1,4). Urina I= 200 leucócitos por campo Urocultura= 100.000 col/ml de E. coli,. Ultrassom de vias urinárias: Hidronefrose moderada biladeral. Qual seria a sua conduta considerando que ao toque retal a próstata estava aumentada, aproximadamente 80 gramas, lisa indolor sem nódulos ou áreas endurecidas?
Homem, 28a, com sepse de origem abdominal, está em ventilação mecânica por meio de cânula orotraqueal. Após punção de veia jugular interna direita para introdução de cateter central, evoluiu com aumento da pressão intratorácica e saturação periférica de O ?= 70%, sem alterações hemodinâmicas. Ausculta pulmonar: ausência de murmúrio vesicular à esquerda. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA E A CONDUTA SÃO:
Dentre as doenças do sono merece destaque a apneia obstrutiva do sono, por sua frequência, impacto na qualidade de vida e mortalidade associada. Assinale a alternativa verdadeira em relação à doença:
Compartilhar