Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Frente a um recém nascido pré-termo tardio (idade gestacional de 361/7 semanas), com peso ao nascer de 2.700 gramas, de parto cesárea, sem sofrimento antenatal, sem trabalho de parto prévio e que desenvolve desconforto respiratório logo após o nascimento, caracterizado por taquipneia, tiragem intercostal e diafragmática, qual é o diagnóstico mais provável?

A
Doença de membranas hialinas.
B
Taquipneia transitória do recém nascido.
C
Síndrome de aspiração meconial.
D
Pneumonia.
E
Imaturidade pulmonar.
Um dos objetivos primordiais na avaliação de pacientes com vertigem é determinar se a mesma é de origem central ou periférica. Qual das alternativas abaixo contém UM DADO SUGESTIVO de vertigem periférica?
Dentre os tumores congênitos de segmento lateral do pescoço, qual apresenta outra possibilidade de tratamento que não a cirurgia?
Mulher de 55 anos foi submetida à tireoidectomia total devido a carcinoma papilífero. Após um mês da cirurgia, a voz da paciente ficou grossa e baixa. A videolaringoscopia realizada após a cirurgia evidenciou edema de Reinke e mobilidade das cordas vocais normais. Nesse caso, a causa menos associada à atual condição dessa paciente é:
Quanto ao trauma pediátrico, é correto afirmar que:
Compartilhar