Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Frente a uma mulher, sexualmente ativa com dor pélvica, dispareunia ou diante de sinais de dor à palpação das fossas ilíacas ou muco cervical turvo ou purulento ou friabilidade cervical, deve-se ter em mente providenciar o tratamento no momento da consulta dos seguintes patógenos:

A
Gonococo e clamídia.
B
Gonococo e micoplasma.
C
Clamídia e micoplasma.
D
Clamídia e tricomonas.
E
Não se deve tratar, antes de se ter o resultado de cultura do material endocervical.
Peri, 35 anos, é atendido pelo GSE em via pública, após acidente automobilístico. Está alcoolizado, apresenta trauma torácico, com desconforto respiratório e hipotensão (PA 90/60 mmHg), que responde a infusão de cristaloides; FC 100 bpm, FR 28 irpm. Submetido a cateterismo vesical que dá saída a 50 ml de urina sanguinolenta, à ultrassonografia abdominal que revela moderada quantidade de líquido livre na cavidade peritoneal; à radiografia de tórax com hipotransparência difusa em hemitórax esquerdo. Considerando-se o trauma urológico, deve-se solicitar:
Homem de 25 anos, após trauma na bolsa escrotal, identificou nódulo no testículo esquerdo. Avaliação médica evidenciou um tumor testicular seminomatoso. Qual dos seguintes NÃO é fator de risco para esta neoplasia?
Recém-nascido com 2 semanas de vida, apresenta-se no consultório de pediatria com insuficiência cardíaca grave, sem sopro. Dentre os dados importantes para o diagnóstico de possível cardiopatia congênita, destaca-se:
Em doentes graves e terminais identificamos diversas vivências emocionais desde a notícia de sua doença até o momento da morte. Estes estados foram estudados pela médica Elisabeth Kubler-Ross e foram denominados de "Os sete estágios da agonia", a saber:
Compartilhar