Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Fumante de 60 anos dá entrada no pronto-socorro com quadro de febre, tosse produtiva e dispneia. O RX do tórax revela derrame pleural esquerdo, com infiltrado pneumônico subjacente. A análise do líquido pleural revela líquido turvo; proteína = 4,5 g/dl; LDH = 300 Ul/L; 3.000 leucócitos/mm³ sendo 90% PMN; glicose = 65 mg/dl; pH = 7,09. Das características do líquido pleural neste caso, a que indicaria necessidade de drenagem torácica fechada em selo d’água é o valor do (a):

A
pH.
B
LDH.
C
glicose.
D
proteína.
O suporte nutricional enteral é utilizado como terapia de rotina em pacientes com deficiência proteico-calórica, disfagia severa, grandes queimaduras, ressecção intestinal e fístulas, enquanto uma porção do trato digestivo ainda mantém sua capacidade absortiva. Sobre nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta:
Apesar dos grandes avanços na cirurgia e medicina intensiva, a pancreatite aguda continua sendo um dos maiores desafios, principalmente pela evolução muito desfavorável de alguns pacientes. Sobre o manejo da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:
A lesão do ducto biliar, durante colecistectomia vídeo-laparoscópica, ocorre mais comumente:
Uma paciente é admitida em seu plantão com quadro de cetoacidose diabética grave desencadeada por pielonefrite. Apresentava-se taquicárdica e hipotensa. A avaliação inicial laboratorial mostrou glicemia 304mg%, cetonúria +++, sódio sérico de 172mEq/L (VN 135 a 145mEq/L) e potássio sérico de 2,8 mEq/L (VN 3,5 a 5,5mEq/L). Qual das medidas abaixo NÃO DEVE SER ADOTADA DE IMEDIATO?
Compartilhar