Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Geraldo, 68 anos de idade, vítima de atropelamento, dá entrada em choque hipovolêmico grave que não responde a infusão de 4000ml de Ringer Lactato. É iniciada a infusão de concentrado de hemácias e levado a laparotomia exploradora. Durante a cirurgia são infundidas mais de 8 bolsas de concentrado de hemácias e o paciente continua sangrando com grande laceração hepática. O cirurgião decide então a aplicar o controle do dano. Em relação à cirurgia de controle de dano pós-traumatismo, assinale a afirmativa CORRETA:

A
A hipotermia não é levada em consideração nesse caso.
B
Sua utilização deve ocorrer apenas depois de esgotados os meios disponíveis de tratamento cirúrgico do trauma.
C
Este procedimento deve ser considerado antes que o choque hemorrágico e as alterações metabólicas se instalem de maneira progressiva.
D
Este procedimento deve ser considerado exclusivamente nos casos de síndrome de compartimento abdominal.
Você atende no ambulatório mulher de 32 anos com queixa de queimação epigástrica e plenitude pós-prandial. Não há história de uso recente de quaisquer medicações e o exame físico é normal. Para avaliar doença ulcerosa péptica nessa paciente, qual dos testes abaixo deve ser solicitado?
Os problemas proctológicos mais frequentemente encontrados no puerpério (até 2 meses após o parto) são:
Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em região de virilha direita há 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertensão arterial com um controle razoável. A dor é pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. Não há dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manhã ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difíceis. No exame físico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas são positivas à direita. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
O exame complementar do quadril mais adequado para a confirmação do diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril de um recém-nascido de 22 dias, é:
Compartilhar