Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.

A
As manifestações clínicas da síndrome de aspiração meconial geralmente têm início nas primeiras horas de vida e incluem taquipneia, gemência, cianose e aumento do diâmetro anteroposterior do tórax.
B
Pneumotórax ou pneumomediastino são complicações frequentes na síndrome de aspiração meconial.
C
Mesmo que o recém-nascido nasça vigoroso, é obrigatória a visualização da traqueia sob laringoscopia direta e entubação para aspiração traqueal do mecônio espesso.
D
Nos casos de síndromes de aspiração meconial que cursam com hipoxemia grave, a realização de uma ecocardiografia com Doppler é essencial para verificar a ocorrência de hipertensão pulmonar persistente e excluir a presença de uma cardiopatia congênita.
E
A manutenção do ambiente térmico neutro, o manuseio mínimo, o uso de sedação, a correção da hipoglicemia, da hipocalcemia e da acidose metabólica quando presentes e a restrição hídrica são medidas de suporte essenciais para assistência inicial do recém-nascido com síndrome de aspiração meconial.
Derrames pleurais tipo exsudato apresentam:
Paralisia completa de III nervo craniano acompanhada de cefaleia sugere:
A eclosão do “nascimento” cultural do sujeito depende da comunicação da fala e interações com o Objeto, isto é a Relação Self-Objetal. Então pode-se dizer:
Em um paciente ictérico, indique um exame de triagem que tem alta sensibilidade e resultado rápido para a diferenciação entre cálculo biliar, tumor de cabeça de pâncreas e hepatite.
Compartilhar