Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.

A
As manifestações clínicas da síndrome de aspiração meconial geralmente têm início nas primeiras horas de vida e incluem taquipneia, gemência, cianose e aumento do diâmetro anteroposterior do tórax.
B
Pneumotórax ou pneumomediastino são complicações frequentes na síndrome de aspiração meconial.
C
Mesmo que o recém-nascido nasça vigoroso, é obrigatória a visualização da traqueia sob laringoscopia direta e entubação para aspiração traqueal do mecônio espesso.
D
Nos casos de síndromes de aspiração meconial que cursam com hipoxemia grave, a realização de uma ecocardiografia com Doppler é essencial para verificar a ocorrência de hipertensão pulmonar persistente e excluir a presença de uma cardiopatia congênita.
E
A manutenção do ambiente térmico neutro, o manuseio mínimo, o uso de sedação, a correção da hipoglicemia, da hipocalcemia e da acidose metabólica quando presentes e a restrição hídrica são medidas de suporte essenciais para assistência inicial do recém-nascido com síndrome de aspiração meconial.
Considerando os tumores malignos do ovário assinale a assertiva incorreta:
Considerando algumas das causas prováveis de amenorreia secundária assinale a única assertiva incorreta:
Sobre prolapso dos órgãos pélvicos, assinale o grupo de assertivas totalmente corretas: 1- As estruturas de sustentação pélvica incluem: os músculos e o tecido conjuntivo do assoalho pélvico, o tecido fibromuscular da parede vaginal e o tecido conjuntivo endopélvico. 2- Considerando os acessos para a correção cirúrgica das distopias, somente são usadas as vias vaginal e laparoscópica. 3- O reparo para vaginal consiste em refixar o sulco vaginal lateral à fáscia do músculo obturador interno e arco tendíneo da fáscia pélvica. 4- O hiato genital é medido do centro do meato uretral externo até à linha média himenal (classificação POP-Q). 5- O corpo perineal é medido da linha média himenal até a junção cutâneo-mucosa.
RN com peso de nascimento de 2.200g, apgar de 7 e 9, mãe não fez pré-natal. Nas sorologias colhidas do RN, logo após o nascimento, observou-se o VDRL positivo (1/64), e o anti-HIV negativo. Qual seria a melhor conduta a esse RN?
Compartilhar