Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.

A
As manifestações clínicas da síndrome de aspiração meconial geralmente têm início nas primeiras horas de vida e incluem taquipneia, gemência, cianose e aumento do diâmetro anteroposterior do tórax.
B
Pneumotórax ou pneumomediastino são complicações frequentes na síndrome de aspiração meconial.
C
Mesmo que o recém-nascido nasça vigoroso, é obrigatória a visualização da traqueia sob laringoscopia direta e entubação para aspiração traqueal do mecônio espesso.
D
Nos casos de síndromes de aspiração meconial que cursam com hipoxemia grave, a realização de uma ecocardiografia com Doppler é essencial para verificar a ocorrência de hipertensão pulmonar persistente e excluir a presença de uma cardiopatia congênita.
E
A manutenção do ambiente térmico neutro, o manuseio mínimo, o uso de sedação, a correção da hipoglicemia, da hipocalcemia e da acidose metabólica quando presentes e a restrição hídrica são medidas de suporte essenciais para assistência inicial do recém-nascido com síndrome de aspiração meconial.
Paciente de 75 anos, tabagista, com doença pulmonar obstrutiva crônica, otite média crônica em tratamento com amoxacilina, hipertenso há 12 anos e diabético há 8 anos, em uso de glimeperida 4 mg/dia, metformina 850 mg/dia, amilorida 10 mg/dia, captropil 75 mg/dia, cavedilol 25 mg/dia e sinvastatina 40 mg/dia, sequelado de AVC (hemiparético à E), chega ao pronto-socorro do SUS com história de cefaleia holocraniana e constante há 9 dias; disfasia há 4 dias; náuseas, vômitos e confusão mental há 2 dias. Há 3h, apresentou crise convulsiva tonicoclônica generalizada. Apresenta ainda dispneia de repouso e ortopneia, astenia e anorexia. Nega febre. Ao exame, PA de 150/90 mmHg, FC de 68 bpm, FR de 27 ir/min, afebril, hipocorado (++/4), edema de MMII, ++/4; AR: murmúrio vesicular universalmente diminuído com estertores difusos; ACV; RCR, 3T, bulhas normofonéticas, sopro sistólico em foco aórtico de +/4; ABD; hepatomegalia a 2 cm do RCD, dolorosa e macicez móvel à percussão; Sistema nervoso: força grau III à E, desorientado, disfásico, sem sinais meníngeos. Exames complementares: leucócitos de 3.100 cél/mm3, plaquetas de 746.000, proteína c reativa de 32 mg/dl, creatinina de 1 mg/dl, sódio de 130 meq/l, potássio de 6,1 meq/l. Radiografia de tórax: presença das linhas B de Kerley e infiltrado Peri-hilar bilateral. Em relação ao caso clínico, responda: Qual a resposta correta?
É incorreto afirmar:
Em relação à cirurgia bariátrica, marque a alternativa incorreta:
A profilaxia da Aloimunização Rh com imunoglobulina humana anti-D deverá ser feita nas seguintes situações, EXCETO:
Compartilhar