Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Gestante admitida no pronto-atendimento obstétrico em trabalho de parto, com idade gestacional de 41 semanas e 5 dias, é encaminhada a cesárea de emergência devido à presença de bradicardia fetal e líquido amniótico com mecônio espesso. Em relação ao atendimento desse recém-nascido, assinale a alternativa INCORRETA.

A
As manifestações clínicas da síndrome de aspiração meconial geralmente têm início nas primeiras horas de vida e incluem taquipneia, gemência, cianose e aumento do diâmetro anteroposterior do tórax.
B
Pneumotórax ou pneumomediastino são complicações frequentes na síndrome de aspiração meconial.
C
Mesmo que o recém-nascido nasça vigoroso, é obrigatória a visualização da traqueia sob laringoscopia direta e entubação para aspiração traqueal do mecônio espesso.
D
Nos casos de síndromes de aspiração meconial que cursam com hipoxemia grave, a realização de uma ecocardiografia com Doppler é essencial para verificar a ocorrência de hipertensão pulmonar persistente e excluir a presença de uma cardiopatia congênita.
E
A manutenção do ambiente térmico neutro, o manuseio mínimo, o uso de sedação, a correção da hipoglicemia, da hipocalcemia e da acidose metabólica quando presentes e a restrição hídrica são medidas de suporte essenciais para assistência inicial do recém-nascido com síndrome de aspiração meconial.
Sobre Convulsão Febril (CF) são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CF quanto para o desenvolvimento de epilepsia. ( ) Para a maioria dos pacientes, o tratamento profilático é dispensável. ( ) Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia. ( ) As CF podem preceder síndromes epilépticas. ( ) A idade da 1ª crise se relaciona a risco de epilepsia. Assinale a alternativa correta:
Quais tipos de malformação são mais comumente encontradas quando da realização do exame ultrassonográfico morfológico fetal em torno de 20 a 24 semanas?
Mulher de 20 anos, estudante universitária, apresenta-se muito angustiada, com uma tristeza inexplicável, chorosa, com desvalia e desesperança, desde que acordou pela manhã. Diz que pensa em morrer, pois sente um vazio muito grande. Segundo os acompanhantes, a jovem não tem antecedentes psiquiátricos, sempre foi muito alegre e com uma visão positiva da vida. Na noite anterior, durante uma festa, parecia mais alegre e desinibida do que o habitual. O diagnóstico mais provável é:
São manifestações clínicas presentes no hipotireoidismo, exceto:
Compartilhar