Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Gestante apresentou conversão do VDRL 1:8 na 35ª semana de idade gestacional. Foi realizado tratamento com três doses de Penicilina Benzatina 2.400.000UI com intervalo de uma semana entre estas. Três semanas após o término do tratamento, entrou em trabalho de parto e deu a luz por via transvaginal a recém-nascido do sexo masculino, com peso ao nascer de 2800 gramas, Capurro somático de 38 semanas e 2 dias, adequado para a idade gestacional (AIG), em boas condições de vitalidade. De acordo com o quadro descrito, pode-se afirmar que:

A
A mãe foi adequadamente tratada não sendo necessário tratamento do recém-nascido;
B
A mãe foi adequadamente tratada, mas por precaução o recém-nascido deve receber uma dose de penicilina benzatina Intramuscular;
C
É mandatório o tratamento do recém-nascido com Penicilina cristalina por 10 dias em ambiente hospitalar e o seguimento deste por se tratar de caso de sífilis congênita;
D
Pode-se preferencialmente administrar Penicilina Procaína em dose única diária por 10 dias consecutivos em Posto de Saúde.
Assinale a alternativa correta:
Paciente multípara de 38 anos comparece ao ambulatório de Planejamento Familiar para orientação. O médico reconhece condições de contraindicação absoluta ao uso de anticoncepcional oral combinado. Das assertivas abaixo, qual dessas doenças devem fazer parte da história clínica desta paciente?
Uma paciente de 64 anos foi internada por dor abdominal em faixa, em andar superior do abdome, vômitos e icterícia. O abdome estava pouco distendido, e com massa palpável em epigástrio. Exames:Leucócitos:18000/mm³, amilase:1200U/L e bilirrubinas totais:4mg/L. Ultrassom de abdome mostra vesícula biliar distendida, com paredes de 4mm, repleta de cálculos, e colédoco 0,6 cm de diâmetro . A TC mostra necrose de 50 % do pâncreas e liquido livre na cavidade peritonial. Esta paciente apresenta pancreatite aguda grave:
Em relação às hérnias da parede abdominal, assinale a alternativa correta:
Compartilhar