Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante comprovadamente com 31 semanas deu entrada na maternidade do HUGG apresentando quadro de rotura prematura das membranas, sem apresentar qualquer outra anormalidade, não apresenta metrossístole e o concepto encontra-se hígido após avaliação clínica e ultrassonografia. Diante desse quadro escolha a conduta que considere adequada.

A
Após avaliação do colo uterino, estando o colo imaturo, indicar a cesariana.
B
Adotar conduta conservadora com antibióticos, tocólise a fim de prolongar a gestação o máximo possível.
C
Acelerar a maturidade pulmonar fetal com corticoides, monitorar infecção, antibiótico profilático e se necessário tocólise por 48 horas, interromper a gestação por parto ou cesariana na dependência das condições obstétricas.
D
Não usar corticoides devido ao grande risco de infecção ligado a rotura das membranas.
E
Após avaliação do colo uterino, estando o colo maduro, iniciar a indução do trabalho de parto com ocitocina.
Recém-nascido de 39 semanas de gestação, pesando 4000 g, apresentava limitação do movimento do membro superior direito, braço em adução, rotação interna, extensão do cotovelo, pronação do antebraço e presença do reflexo de preensão. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente, 52 anos, faz mamografia de rotina e aparece área de densidade assimétrica no QSE esquerdo. Durante a mamografia, o radiologista mandou que ampliasse aquela área com compressão para ver o seu comportamento. A área de densidade assimétrica permaneceu. Esta área, ao exame clínico, não tem maior expressão. A ultrassonografia de mama mostrou área ecogênica densa com discreta sombra. A conclusão da mamografia foi Categoria 4 (altamente suspeita); na ultrassonografia a conclusão foi BI-RADS 4. Foi então indicada core biopsia, que foi realizada. O resultado histopatológico foi inconclusivo pedindo para continuar a pesquisa. Qual deve ser o próximo passo?
Uma causa não rara de desmame é a ocorrência de doenças na nutriz. Embora a amamentação seja contra-indicada em algumas doenças maternas, é possível manter a amamentação na maioria delas. Assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, assinale a alternativa correta.
Compartilhar