Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 20 semanas dá entrada no pronto-socorro no dia 11/10/2008 com dores abdominais. Refere que sua última menstruação foi no dia 15/05/2008 (primeiro dia do último período menstrual normal) e que tem três filhos vivos, sendo um filho de parto normal e um parto cesariana de gemelar. Das alternativas abaixo, qual melhor representa a história obstétrica desta paciente?

A
GESTA 3; PARA 2.
B
GESTA 2; PARA 2.
C
GESTA 3; PARA 3.
D
GESTA 4: PARA 3.
Assinale a opção CORRETA em relação ao exame físico do joelho.
Prematuro de 28 semanas de idade gestacional apresentou síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido. Utilizou ventilação mecânica e uma dose de surfactante. Com 7 dias de vida, detectaram-se sopro, precórdio hiperdinâmico e taquicardia. Aos 14 dias de vida, iniciou com distensão abdominal, sendo notado pneumatose intestinal no exame radiológico. Referente à evolução dessa criança, assinale a alternativa CORRETA.
Com relação ao desenvolvimento de fístulas da região anal, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Os abscessos das regiões perianal e isquiorretal são os mais frequentemente associados ao surgimento de fístulas anais; II. Os germes mais associados ao surgimento de fístulas são cocos gram-positivos; III. A utilização de antibioticoterapia precoce previne o estabelecimento de fístula anal. Qual é a alternativa correta?
Mulher, 35 anos, previamente hígida, atropelada por ônibus, é trazida à Emergência com pneumotórax à E. A drenagem é realizada com sistema em selo d’água, apresentando intenso escape aéreo. A administração de 2 litros de cristaloide aquecido não melhora as condições hemodinâmicas. Ao exame, persistem evidências de ausência de reexpansão pulmonar, confirmado por RX de controle. Estes achados levantam a hipótese de:
Compartilhar