Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 24 semanas realizou ultrassonografia morfológica que mostrou a presença de “golf Ball” e incisura protodiastólica bilateral no Doppler das artérias uterinas. Preocupadas com laudo, ligou para seu obstetra que lhe informou que:

A
ambas alterações são normais e não estão relacionadas a problemas futuros na gestação
B
existe maior risco de malformação fetal que poderá ser diagnosticada após nascimento
C
existe maior risco de desenvolvimento de diabetes gestacional
D
existe maior risco de arritmia cardíaca no recém-nascido
E
existe maior risco de pré-eclâmpsia e restrição do crescimento intrauterino
Criança com 12 meses de idade foi trazida à consulta por quadro de diarreia, vômitos e febre iniciado há 2 dias instituiu-se reidratação. Por encontrar-se moderadamente desidratada, institui-se reidratação. Foram realizadas coprocultura e pesquisa de leucócitos fecais. A presença de leucócitos fecais sugere:
Jovem de 17 anos, com 38 semanas de gestação, foi internada no centro obstétrico por encontrar-se na fase ativa do trabalho de parto sem comorbidades ou intercorrências. Feito o bloqueio peridural para analgesia, a paciente sofreu parada cardiorrespiratória, que não reverteu após as manobras de ressuscitação realizadas durante 5 minutos. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Em relação ao transtorno bipolar, considerar as assertivas abaixo: I - Os pacientes podem apresentar sintomas de depressão; na anamnese, no entanto, pode ser encontrada evidência de episodia maníaco prévio II - Hipomania refere-se a um período mais longo de sintomas maníacos e é critério freqüentemente utilizado para caracterizar a maior gravidade dos sintomas III - Fatores predisponentes para comportamento suicida incluem história familiar de suicídio, abuso de álcool e alto nível de pessimismo ou agressividade É(são) correta(s) :
São procedimentos considerados de alto risco na recomendação de profilaxia da endorcardite infecciosa, exceto:
Compartilhar