Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 24 semanas realizou ultrassonografia morfológica que mostrou a presença de “golf Ball” e incisura protodiastólica bilateral no Doppler das artérias uterinas. Preocupadas com laudo, ligou para seu obstetra que lhe informou que:

A
ambas alterações são normais e não estão relacionadas a problemas futuros na gestação
B
existe maior risco de malformação fetal que poderá ser diagnosticada após nascimento
C
existe maior risco de desenvolvimento de diabetes gestacional
D
existe maior risco de arritmia cardíaca no recém-nascido
E
existe maior risco de pré-eclâmpsia e restrição do crescimento intrauterino
Mulher de 78 anos, aposentada como professora de ensino médio, portadora de doença arterial coronariana, diabetes e insuficiência renal crônica, é submetida a uma avaliação geriátrica ampla, face a crescente necessidade de ajuda para realizar atividades do dia-a-dia, como fazer compras, cuidar das finanças e da casa, por exemplo. Desde que teve uma acidente vascular cerebral há dois anos, se movimenta com a ajuda de um andador. Atualmente faz uso de aspirina, nitrato, diltiagem, forosemida, enalauril e glipizida. No Mini- Exame do Estado Mental (MEEM), apresentou escore de 23/30. Vive só desde que o marido morreu há 1 ano e conta com a ajuda da sobrinha, que tem uma loja próxima, para conseguir comprar mantimentos, pagar contas, limpar o apartamento e ir ao médico quando necessário. Qual o dado apresentado que deve ser considerado como maior fator de risco para mortalidade, independente de outros, nesse caso?
Em relação às infecções do trato superior NÂO se pode afirmar:
O uso prolongado de vitamina A pode levar ao aparecimento de:
O pediatra de plantão é chamado a uma da manhã ao leito de um garoto de sete anos com febre, há dois dias no hospital para tratamento e controle da dor de uma crise falciforme. A criança está letárgica, mas sem desconforto respiratório agudo. Os sinais vitais são temperatura de 39,7°C, pressão arterial 100/55 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm e frequência respiratória 17 ipm. A pele é quente e úmida, e as conjuntivas estão claras. Não há sopro. Ausculta pulmonar normal. Uma cicatriz cirúrgica recente e em boas condições é visível no quadrante superior esquerdo do abdome. O abdome é suave e indolor, sem massas. Hemograma de urgência: 33% de hematócrito, leucócitos totais de 16.000/mm³, e contagem de plaquetas 130.000/mm³. A hemocultura colhida neste momento é mais propensa a revelar, dentro de alguns dias, o seguinte organismo:
Compartilhar