Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Gestante de 28 anos, com infecção assintomática pelo HIV, virgem de terapia antirretroviral (TARV), comparece ao pré-natal na 10ª semana com contagem de linfócitos T CD4 de 300 células/mm³ e carga viral plasmática do HIV (CV) de 13.722 cópias/ml. A introdução da TARV deve ser:

A
na 14ª semana, com esquema com três drogas e controle de CD4 e CV a cada dois meses e na 34ª semana, sendo que esta última deve definir a via de parto.
B
de AZT no 3º trimestre da gestação, além do AZT injetável durante o trabalho de parto e parto e AZT xarope para o recém-nascido.
C
imediata de AZT até o final da gestação, além de AZT injetável durante o trabalho de parto e parto e AZT xarope para o recém-nascido.
D
imediata com esquema com três drogas, devendo-se manter a CV; 1.000 cópias/ml até o parto, e não há necessidade de medicar o recém-nascido.
E
na 14ª semana, controle de CD4 e CV na 34ª semana, e, se CV; 1.000 cópias/ml, não há necessidade de se fazer AZT injetável durante o trabalho de parto e parto.
Homem de 62 anos compareceu ao ambulatório de cirurgia queixando-se de abaulamento na região inguinal direita há seis meses. No exame físico da região inguinal, observam-se alargamento de 4 cm de diâmetro dos anéis inguinais e defeito da parede posterior do canal inguinal, à direita. O paciente refere uma “tumoração” que desce às vezes para o saco escrotal, à direita, sendo reduzido por ele manualmente. Diante do quadro clínico, o provável diagnóstico, tratamento, e complicação pós-operatória mais frequentes são, respectivamente:
São alterações morfológicas encontradas na Tetralogia de Fallot, exceto:
Mulher, 27 anos, sofreu queimadura em toda região cervical anterior, há 8 dias, apresenta áreas de segundo grau superficial e profunda. Foi tratada com curativos locais evoluindo com pequenas áreas de epitelização e granulação, sem infecção. A CONDUTA É:
Jovem, 15 anos, há 10 dias queixa-se de mal-estar geral, dor de garganta, febre não medida e gânglios no pescoço. Exame físico: corado, hidratado, eupneico, baço palpável a 2 cm da borda costal esquerda, fígado não palpável e linfonodomegalia cervical simétrica, dolorosa e móvel. Orofaringe: eritema nas amígdalas e petéquias no palato. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar