Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Gestante de 28 anos, com infecção assintomática pelo HIV, virgem de terapia antirretroviral (TARV), comparece ao pré-natal na 10ª semana com contagem de linfócitos T CD4 de 300 células/mm³ e carga viral plasmática do HIV (CV) de 13.722 cópias/ml. A introdução da TARV deve ser:

A
na 14ª semana, com esquema com três drogas e controle de CD4 e CV a cada dois meses e na 34ª semana, sendo que esta última deve definir a via de parto.
B
de AZT no 3º trimestre da gestação, além do AZT injetável durante o trabalho de parto e parto e AZT xarope para o recém-nascido.
C
imediata de AZT até o final da gestação, além de AZT injetável durante o trabalho de parto e parto e AZT xarope para o recém-nascido.
D
imediata com esquema com três drogas, devendo-se manter a CV; 1.000 cópias/ml até o parto, e não há necessidade de medicar o recém-nascido.
E
na 14ª semana, controle de CD4 e CV na 34ª semana, e, se CV; 1.000 cópias/ml, não há necessidade de se fazer AZT injetável durante o trabalho de parto e parto.
Ao receber laudo sugerindo presença de HPV em lâmina de citopatológico de colo uterino, acredita-se que foi encontrado o seguinte achado citológico para tal diagnóstico:
Com relação a abdome agudo, como apendicite aguda e divertículo de Meckel, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Uma mulher com o teste hormonal de gravidez negativo pode apresentar gravidez ectópica; ( ) A presença de apendicólitos (coprolitos), líquido e massa periapendicular são achados sugestivos de apendicite aos exames de ultrassom ou de tomografia; ( ) 60% dos tumores carcinoides ocorrem no apêndice e 0,03% das apendicectomias revelam a presença acidental de carcinoide; ( ) Se o tumor for maior que 2 cm ou envolver a base do apêndice, a hemicolectomia D é necessária; ( ) Divertículo de Meckel é resquício do conduto onfalomesentérico e pode conter mucosa gástrica ectópica. É encontrado em 2% da população, 2 feet (60 cm) acima da válvula ileocecal. Pode inflamar em 2% dos pacientes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.
O calendário de vacinação do Ministério da Saúde contempla a administração da vacina contra o rotavírus. Esta vacina:
Compartilhar