Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Neurologia

Obstetrícia

Reumatologia

Gestante de 30 anos, com história de abortamentos de repetição e diagnóstico de crescimento intrauterino restrito na gestação atual, foi internada com quadro de acidente vascular cerebral isquêmico transitório e plaquetopenia. À investigação, identificaram-se vegetações não bacterianas em valva cardíaca. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Febre reumática
B
Síndrome paraneoplásica
C
Síndrome antifosfolipídica
D
Síndrome hipereosinofílica
E
Púrpura trombocitopênica trombótica
A asma representa uma doença de elevada morbidade em nosso meio. Entre as medidas significativas para a melhoria das condições de saúde podemos citar:
A doença trofoblástica gestacional, caracterizada por proliferação anormal do trofoblasto, tem uma incidência em torno de 1/10.000. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que é falsa.
No sofrimento fetal crônico obstrutivo, o concepto desencadeia mecanismo de defesa que possibilita sua sobrevivência por períodos moderadamente longos. O conhecimento desses mecanismos possibilita ao obstetra através da propedêutica fetal, traçar condutas adequadas. Assinale a sequência correta do agravamento da pO2 fetal.
Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:
Compartilhar