Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Neurologia

Obstetrícia

Reumatologia

Gestante de 30 anos, com história de abortamentos de repetição e diagnóstico de crescimento intrauterino restrito na gestação atual, foi internada com quadro de acidente vascular cerebral isquêmico transitório e plaquetopenia. À investigação, identificaram-se vegetações não bacterianas em valva cardíaca. Qual o diagnóstico mais provável?

A
Febre reumática
B
Síndrome paraneoplásica
C
Síndrome antifosfolipídica
D
Síndrome hipereosinofílica
E
Púrpura trombocitopênica trombótica
As fístulas anorretais são comunicações anormais entre o segmento anorretal com órgãos ou tecidos vizinhos. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta.
Em relação as infecções do trato urinário na mulher, assinale a afirmativa correta:
Em ato de solidariedade a um amigo, procurou o centro de Hematologia (CH) para doação de sangue. Um mês depois, recebeu uma carta do CH por ter sido identificado um marcador de hepatite B, o anti-HBc total e orientação para procurar serviço médico. Ao ser atendido, na anamnese e ao exame clínico nada foi encontrado de anormal. Solicitados os seguintes marcadores virais: anti-HCV negativo, HBsAg negativo e anti-HBs positivo. A hipótese mais provável baseada nos dados acima é:
Lactente, 19 meses, apresenta-se desnutrido, taquipneico, temperatura axilar igual a 38.8ºC, creptação em base pulmonar à direita, sopro sistólico melhor audível na borda paraesternal esquerda, na altura do terceiro espaço intercostal. Fígado palpável a 4 cm da reborda costal D. Além de pneumonia e de desnutrição, este paciente apresenta o seguinte diagnóstico:
Compartilhar