Gestante de 30 anos, GII PI AI, Rh negativo, durante o pré-natal apresentou um teste de Coombs indireto com titulação de 1/16. A conduta, nesse caso, deverá ser:
A
realizar teste de Coombs indireto mensalmente e, permanecendo o título de 1/16, continuar controle pré-natal de rotina.
B
prescrever imunoglobulina anti-D na dosagem de 300 microgramas imediatamente e repetir na 28ª semana de gestação.
C
realizar amniocentese em torno de 20 semanas para estudo espectrofotométrico e acompanhamento de acordo com a tabela de Liley modificada por Robertson.
D
manter controle ultrassonográfico mensal e interrupção da gestação em torno da 37ª semana.
E
realizar amniocentese de 4 em 4 semana após 20 semanas para estudo espectofotométrico.
Outras questões
A vagotomia pode ser causa das seguintes afecções, EXCETO:
Criança de 5 meses de idade, bom desenvolvimento ponderoestatural, portadora de síndrome de Down, foi observado sopro cardíaco em exame de rotina. Deve ser submetida à avaliação cardiológica completa?
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupneica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é.
Feminino, 20 anos, apresentou-se com febre de 38,5° C, dores no corpo, espirros, dor de garganta e tosse irritativa. Medicou-se com sintomáticos e melhorou bastante a partir do quinto dia, entretanto persistiu a tosse com pouca expectoração. No oitavo dia voltou a apresentar febre de 37,5° C e a tosse aumentou, tornando-se mais abundante e amarelada, voltou a cefaleia, sensação de obstrução nasal e de “cheiro ruim” no nariz. Ao exame, já no décimo dia, está em bom estado geral, nota-se secreção purulenta no cavum e dor à compressão da região frontal. Relata antecedentes de rinite alérgica desde pequena. História menstrual normal. A melhor conduta antibiótica é tratar por via oral com: