Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 30 anos, GII PI AI, Rh negativo, durante o pré-natal apresentou um teste de Coombs indireto com titulação de 1/16. A conduta, nesse caso, deverá ser:

A
realizar teste de Coombs indireto mensalmente e, permanecendo o título de 1/16, continuar controle pré-natal de rotina.
B
prescrever imunoglobulina anti-D na dosagem de 300 microgramas imediatamente e repetir na 28ª semana de gestação.
C
realizar amniocentese em torno de 20 semanas para estudo espectrofotométrico e acompanhamento de acordo com a tabela de Liley modificada por Robertson.
D
manter controle ultrassonográfico mensal e interrupção da gestação em torno da 37ª semana.
E
realizar amniocentese de 4 em 4 semana após 20 semanas para estudo espectofotométrico.
Homem será submetido a uma cirurgia de língua por câncer (Glossectomia), o que impedirá de deglutir por 1 mês. Qual via de acesso para suporte nutricional deve ser usada nesse contexto?
Lactente de 3 meses, durante a consulta de puericultura, traz as mãos para a linha média, junta-as e brinca com elas. Essa característica do desenvolvimento só é possível graças a que aquisições?
Mulher de 63 anos, viúva, do lar, procurou seu médico de família com queixa de “tristeza” que já se prolonga há três meses. Na anamnese, o médico constatou humor deprimido, fatigabilidade, ideias de culpa, perturbações do sono, apetite diminuído e autoestima reduzida. A paciente negou qualquer evento traumático nos últimos meses. Ao exame: Peso = 86 kg; 1,62 metros de altura; PA = 130 x 80 mmHg. Exame neurológico sem alterações. Mini exame do estado mental = 24. Com base nos critérios para diagnóstico de episódio depressivo do CID-10, qual o provável diagnóstico e tratamento farmacológico para essa paciente?
Você recebeu um lactente de 6 meses com história de estridor desde os primeiros dias de vida. Na anamnese, você registra que o ruído surgiu nos primeiros dias de vida e que vem se agravando a cada dia, não ocorrendo variações com as mudanças de decúbito. O lactente já foi atendido em emergência duas vezes, pois apresentou cianose e sufocação durante as alimentações. A mãe não observou choro rouco. Nos antecedentes, o parto foi cesáreo, a termo, sem intercorrências, Apgar 9/10. Nas suas considerações diagnósticas, em primeiro lugar, você incluiria:
Compartilhar