Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Endocrinologia

Obstetrícia

Reumatologia

Gestante de 30 anos procura o pré-natal de alto risco devido a abortos de repetição. Idade gestacional de cinco semanas. Gesta=VI; Para=I; Aborto=IV. Refere que o seu único parto foi prematuro devido à pré-eclampsia e que, durante aquela gestação, apresentou oligodramnia. Seus abortos foram todos espontâneos em torno da 8ª semana de gestação. Possui passado de trombose venosa profunda. Com base na história obstétrica e patológica pregressa podemos afirmar que:

A
A paciente apresenta insuficiência istmo-cervical.
B
A paciente deve ser investigada para síndrome de anticorpos antifosfolipídeos.
C
A paciente pode ser acompanhada no pré-natal de baixo risco.
D
A paciente tem risco diminuído nesta gestação para desenvolver doença hipertensiva específica da gestação.
E
O uso de aspirina e heparina associados neste quadro traz mais malefícios que benefícios ao feto.
Homem consultou por vir apresentando há 5 dias hiperemia conjuntival mais intensa em um dos olhos, presença de folículos na conjuntiva e adenopatia pré-articular. Qual o diagnóstico mais provável?
Primigesta encontra-se em trabalho de parto há 8 horas, com contrações fortes de 4/10 minutos, líquido amniótico claro, dilatação completa e apresentação fetal no plano +1 De Lee. Os batimentos cardiofetais são de 105 bpm durante a contração e de 142 bpm após a contração. Transcorridos 30 minutos na sala de parto, a cabeça está plano +3 de De Lee, com pequena bossa e em posição occipitoposterior direita. As contrações evoluíram para 5/10 minutos com duração de 60 segundos. Que conduta deve ser adotada neste momento?
Em relação à fibrose cística, assinale a assertiva correta.
Em relação a pneumonias em crianças, assinale a assertiva correta:
Compartilhar