Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 30 semanas interna em trabalho de parto franco, com dilatação cervical de 6 cm, colo fino e centralizado, bolsa íntegra, apresentação cefálica em plano –1 de De Lee e FCF de 136 bpm. Em que pesem os esforços na tentativa de inibir a contratilidade uterina, o trabalho de parto evoluiu para o período expulsivo. Qual a ação mais importante a ser realizada pelo obstetra ao realizar um parto nesta situação?

A
Infundir ocitocina
B
Realizar amniotomia
C
Não realizar episiotomia
D
Ligar o cordão umbilical precocemente
E
Descompressão lenta do pólo cefálico
Augusto, 34 anos, chega à Unidade Básica de Saúde queixando-se de estar “alterado” há 08 meses. Conta que evita contato com as pessoas, sente-se totalmente desestimulado no trabalho e percebe perda das emoções e do prazer, além de déficit de atenção e dificuldade para responder perguntas. Declara que os colegas do trabalho querem ocupar seu cargo na empresa e, por isso, fazem piadas e comentários, às escondidas, da sua situação, o que o deixa mais isolado. Nítido descuido da aparência pessoal. Assinale o diagnóstico mais provável:
Recém-nascido a termo com 12 horas de vida encontra-se ictérico, até Zona III de Kramer. Seu tipo sanguíneo é A, Rh positivo, Teste de Coombs direto positivo. Trata-se do terceiro filho de puérpera cujo tipo sanguíneo é O, Rh negativo, Teste de Coombs indireto negativo. O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada para o caso são:
Paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica acelerada apresenta ao exame de fundo de olho:
Em relação à Coarctação da Aorta, assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar