Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metidopa 250mg de 8 em 8 horas e propanolol 40mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Os dados clínicos deste caso permitem afirmar qual diagnóstico?

A
Gestação clinicamente compensada.
B
Taquicardia fetal.
C
Bradicardia fetal.
D
Vitalidade fetal comprometida.
Com relação à osteomielite hematogênica aguda, é INCORRETO afirmar:
São achados ecográficos que corroboram o diagnóstico de apendicite aguda, EXCETO:
Paciente masculino, 47 anos, chega ao hospital queixando-se de dor abdominal generalizada, de forte intensidade, tipo cólica, com intervalos de 15 minutos. Sente náuseas, nega vômitos e evacuou há 12 horas. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso, abdome distendido, com cicatriz cirúrgica antiga sobre o ponto de McBurney. Avaliação bioquímica mostra hematócrito 47%, 9.000 leucócitos, Na 130, K 2,9, creatinina 2,1 e amilase 643 UI. Levando-se em consideração o quadro acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa que apresenta uma droga de primeira linha no manuseio da hemorragia digestiva por ruptura de varizes esofágicas em comparação prospectiva e randomizada com escleroterapia, capaz de demonstrar aumento de sobrevida em estudos randomizados com placebo.
Compartilhar