Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metildopa 250 mg de 8 em 8 horas e propanolol 40 mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Qual é a melhor conduta?

A
Deixar a gestação evoluir normalmente.
B
Interrupção da gestação.
C
Aumentar a dose da terapia hipotensora.
D
Corticoterapia.
Homem de 22 anos de idade procura a Unidade Básica de Saúde de seu bairro com náuseas, vômitos e “caroço doloroso na virilha”. Informa que há três anos essa massa aparece quando faz esforço e desaparece ao deitar-se, mas desta vez vem se mantendo há dois dias. Ao exame físico: paciente em bom estado geral e aumento de volume na região inguinal e do escroto direito, com dor à palpação. A conduta a ser adotada pelo médico da Unidade é:
Assinale a alternativa correta em relação aos reflexos primitivos e ao desenvolvimento motor nomal esperados para uma criança.
Um paciente do sexo masculino, de 5 anos, chega claudicando no pronto-socorro com uma história de dor em quadril esquerdo que se irradia para o joelho esquerdo há 2 dias. Mãe relata quadro de faringite viral duas semanas antes que se resolveu sem medicação. Ao exame físico, apresenta-se com o quadril esquerdo abduzido e flexionado, com dor à movimentação passiva. A velocidade de hemossedimentação é de 28 mm/h. O diagnóstico mais provável é:
Sobre a demência na Doença de Alzheimer, seus estágios e sintomas em paciente vigilante, relacione as colunas abaixo: Coluna 1: Estágio de Prejuízo (1) Grau Leve. (2) Grau Moderado. (3) Grau Grave. (4) Grau Profundo. Coluna 2: Prováveis Sintomas encontrados ( ) Incontinência, confinado ao leito. ( ) Depressão. ( ) Desenvolvimento de sintomas psicóticos como paranóia. ( ) Confinado ao leito com déficits motores significativos. ( ) Consciência de frustração pelo déficit. ( ) Psicose. ( ) Agitação. ( ) Dificuldade de alimentação. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Compartilhar