Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metidopa 250mg de 8 em 8 horas e propanolol 40mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Os dados clínicos deste caso permitem afirmar qual diagnóstico?

A
Gestação clinicamente compensada.
B
Taquicardia fetal.
C
Bradicardia fetal.
D
Vitalidade fetal comprometida.
Criança de 6 anos, previamente hígida, com sangramento retal importante, apresentou queda dos níveis de hemoglobina. A endoscopia alta e a colonoscopia foram normais. Qual o diagnóstico mais provável?
Criança escolar, 8 anos, com suspeita de Baixa Estatura Familiar (BEF). O que esperar, para esse diagnóstico, da radiografia de punho e mão esquerda para idade óssea (IO)?
Mulher de 52 anos procura seu ginecologista para exames de rotina. Refere última menstruação há dois anos e sintomas leves de fogachos. Nega comorbidades. Qual dos exames abaixo não necessita ser solicitado?
A mamografia é considerada atualmente o único método de rastreamento precoce do câncer de mama. Qual o tempo que a mamografia pode antecipar o diagnóstico de uma lesão mamária antes se tornar palpável?
Compartilhar