Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metildopa 250 mg de 8 em 8 horas e propanolol 40 mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Qual é a melhor conduta?

A
Deixar a gestação evoluir normalmente.
B
Interrupção da gestação.
C
Aumentar a dose da terapia hipotensora.
D
Corticoterapia.
Há indicação de tratamento com penicilina cristalina no recém-nascido com diagnóstico de sífilis congênita que apresentar:
Um paciente de 54 anos, hipertenso e obeso, em uso de tiazídicos, procurou o pronto atendimento com dor intensa e súbita no hálux direito iniciada de madrugada, sem trauma local anterior. Havia nítidos sinais flogísticos desta região. Nesta situação podemos afirmar que:
A utilização da ventilação mecânica invasiva é muito eficaz para realizar o suporte ventilatório e a manutenção das trocas gasosas, porém cursa com complicações relacionadas diretamente ao processo de entubação e redução da defesa das vias aéreas. O uso da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) é uma alternativa que pode evitar essas complicações em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. São indicações da ventilação mecânica não-invasiva (VMNI), EXCETO:
Com relação ao fator AR (Artrite Reumatoide), assinale a INCORRETA:
Compartilhar