Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 36 semanas dá entrada no pronto-socorro com sudorese, palidez cutânea e dor abdominal. Ao exame constata-se útero de consistência lenhosa, pressão arterial 160/100 mmHg e toque vaginal com colo dilatado 3 cm, médio, bolsa íntegra e apresentação cefálica. Qual conduta seria mais apropriada a seguir?

A
Amniotomia.
B
Alfa metildopa 250 mg VO.
C
Ecografia obstétrica.
D
Terbutalina IV.
E
Observação.
Homem, 28 anos, sofreu trauma abdominal em acidente automobilístico. Foi levado à cirurgia onde constatou-se lesão extensa do lobo direito do fígado, lesão do baço e hematoma retroperitonial. Foram suturadas as lesões e não se interviu no hematoma retroperitonial. Foram necessárias várias transfusões sanguíneas e de solução salina para estabilização hemodinâmica no transoperatório. A parede abdominal foi suturada por planos, com certa dificuldade porque havia resistência à referida sutura. O paciente recuperou-se bem da cirurgia, porém, no pós-operatório imediato, apresentou distensão abdominal, oligúria e dificuldade respiratória. Foi colocado um cateter na bexiga e a pressão intravesical foi de 30 mmHg. A pressão arterial era de 90 mmHg. A conduta é:
Quanto às variações hormonais no ciclo menstrual normal é CORRETO:
Qual a complicação mais grave, dentre as opções abaixo, de uma correção excessivamente rápida de uma hiponatremia?
Entre os tipos de infecções hospitalares, qual exerce maior impacto na taxa de mortalidade por sépsis e na elevação da taxa de permanência hospitalar?
Compartilhar