Gestante de 37 anos, com 33 semanas de gestação, queixa-se de parada de movimentação fetal há 1 dia. Refere não ter nenhuma intercorrência no pré-natal. É sua segunda gestação, tendo um parto normal há 3 anos, com recém-nascido saudável que pesou 3.300g. A pressão arterial é de 100x60cm H2O. A altura uterina é de 29cm, não há dinâmica uterina. Não se auscultam batimentos cardíacos fetais e o colo está impérvio. A ultrassonografia revela ausência de batimentos cardíacos fetais, apresentação pélvica, placenta grau II e líquido amniótico de volume normal. Qual a conduta a ser tomada?
A
Aguardar evolução para parto normal, com consentimento do casal, por no máximo 1 semana, devido ao risco de fenômenos tromboembólicos após esse tempo.
B
Orientar o casal, solicitar exames de coagulação e aguardar a evolução natural do parto por até 4 semanas.
C
Indicar conduta ativa pelo avançado da idade gestacional, com internação hospitalar e indução do parto.
D
Indicar parto cesárea pelo avançado da idade gestacional, com internação hospitalar e indução do parto.
E
Indicar parto cesárea logo após o diagnóstico pelo risco de coagulação intravascular disseminada decorrente de toxinas liberadas com o óbito fetal.
Outras questões
As indicações de toracotomia em lesões agudas torácicas são fundamentadas em achados físicos, evidências aos exames de imagem e no curso clínico do paciente. Assinale a situação que não exige a realização de procedimento cirúrgico sempre que diagnosticada.
Acerca dos tipos de sangramento uterino anormal, considerar as assertivas abaixo: I- Polimenorreia é o ciclo menstrual com duração inferior a 21 dias. II- Menorragia é o fluxo menstrual aumentado em volume e duração. III- Hipermenorreia é o fluxo menstrual em volume excessivo com duração normal. É(São) correta(s) a(s) assertivas:
Mulher de 35 anos, G2P2, previamente hígida, com ciclos menstruais regulares e fluxo normal, já tendo realizado ligadura tubária, foi encaminhada ao ambulatório de Ginecologia por apresentar, ao exame citopatológico de colo uterino, células glandulares atípicas. Sobre este caso, considerar as assertivas abaixo: I - Os dados permitem suspeitar-se de carcinoma invasor. II - A colposcopia está indicada. III - A cirurgia de alta frequência (CAF) é preferível a conização a frio. É (são) correta (s) a (s) assertiva (s):
Lactente de 5 meses de idade, com 6,6 Kg e 62 cm, afebril e em bom estado nutricional foi trazido à unidade de saúde, com história de diarreia aquosa, sem sangue ou muco nas fezes. Após o exame, foi diagnosticada desidratação de 1º grau. O peso ao nascimento foi de 3,4 Kg, e o comprimento, de 49 cm. Diante deste quadro, assinalar a medida INADEQUADA.