Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Com base no texto, escolha a alternativa que refira, respectivamente, número de gestações e paridade:

A
4 e 2.
B
3 e 3.
C
3 e 2.
D
4 e 3.
E
2 e 4.
A confirmação diagnóstica da gota é feita quando há:
Considere uma paciente de 45 anos, colecistomizada há 20 anos sem problemas e que há um mês vem apresentando dor abdominal alta e icterícia progressiva. A suspeita é coledocolitíase, que foi confirmada pela USG. Em relação a este caso, assinale a alternativa CORRETA:
Com relação ao rastreamento de aneuploidias durante o primeiro trimestre da gestação, assinale a alternativa correta.
Um jovem de 22 anos sofre um ferimento abdominal por arma de fogo. É encaminhado ao hospital onde é operado. Na cirurgia é encontrada apenas lesão no intestino delgado e a opção é por ressecá-la e fazer a anastomose primária. O paciente evolui bem até o sétimo dia pós-operatório, quando é notada saída de secreção entérica pela incisão cirúrgica. O débito é de 300 ml/dia e não há comprometimento abdominal, estando a fístula bloqueada. Qual a conduta adequada?
Compartilhar