Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Com base no texto, escolha a alternativa que refira, respectivamente, número de gestações e paridade:

A
4 e 2.
B
3 e 3.
C
3 e 2.
D
4 e 3.
E
2 e 4.
Paciente multípara de 38 anos comparece ao ambulatório de Planejamento Familiar para orientação. O médico reconhece condições de contraindicação absoluta ao uso de anticoncepcional oral combinado. Das assertivas abaixo, qual dessas doenças devem fazer parte da história clínica desta paciente?
Uma paciente de 64 anos foi internada por dor abdominal em faixa, em andar superior do abdome, vômitos e icterícia. O abdome estava pouco distendido, e com massa palpável em epigástrio. Exames:Leucócitos:18000/mm³, amilase:1200U/L e bilirrubinas totais:4mg/L. Ultrassom de abdome mostra vesícula biliar distendida, com paredes de 4mm, repleta de cálculos, e colédoco 0,6 cm de diâmetro . A TC mostra necrose de 50 % do pâncreas e liquido livre na cavidade peritonial. Esta paciente apresenta pancreatite aguda grave:
Em relação às hérnias da parede abdominal, assinale a alternativa correta:
Fatores de risco para tuberculose disseminada (extrapulmonar) incluem todas as opções, EXCETO:
Compartilhar