Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Qual o acometimento fetal na primeira gestação e o diagnóstico patológico durante a segunda gestação?

A
Restrição de crescimento fetal e amniorrexe prematura.
B
Feto pequeno constitucional e prematuridade.
C
Não há acometimento fetal e amniorrexe prematura.
D
Feto pequeno constitucional e amniorrexe precoce.
E
Restrição de crescimento fetal e prematuridade.
Daniela tem 24 anos e procura ambulatório com dor torácica, em aperto, que piora com esforço e dura cerca de 15 minutos. Refere perda do pai, aos 60 anos de idade, por infarto agudo do miocárdio, há poucos meses. Você registra no prontuário o diagnóstico e sua proposta terapêutica como: “Paciente:
Gestante de 30 anos de idade, Gesta I para I, pré-natal irregular, deu à luz a um recém nascido do sexo masculino a termo, Apgar 7 no primeiro minuto e 8 no quinto minuto. Chama atenção na realização do primeiro exame físico: hipotonia evidente, facies plana, fissura palpebral oblíqua para cima, prega epicântica, prega palmar única, mãos curtas e largas, hipoplasia da falange média do 5º dedo. Qual é a síndrome genética que está caracterizada acima?
Criança com 2 anos de idade apresenta febre persistente, linfonodomegalia e hepatoesplenomegalia. Hemograma demonstra anemia, leucopenia e plaquetopenia. Aspirado de medula óssea afastou a hipótese de leucemia. Foi então pensado em síndrome hemofagocítica. Para esse diagnóstico, espera-se encontrar:
Homem, 25 anos, sofre acidente automobilístico com trauma no MIE. Ao exame, apresenta o membro em flexão, adução, rotação interna e encurtamento. Qual é o provável diagnóstico?
Compartilhar