Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante de 6 semanas realizou exames de rotina pré-natal, sendo detectado na sorologia para toxoplasmose quadro laboratorial compatível com infecção aguda. A melhor conduta será:

A
como o risco de transmissão fetal é pequeno no 1º trimestre e o potencial de risco dos medicamentos é alto, o tratamento deverá ser iniciado no 2º trimestre.
B
início imediato da espiramicina e manutenção durante toda a gestação.
C
início imediato da espiramicina; realizar amniocentese em torno de 20 semans e na presença de infecção fetal mudar o tratamento para sulfadiazina + pirimetamina + ácido folínico, intercalando a cada 3 - 4 semanas com espiramicina durante todo o restante da gestação.
D
iniciar o tratamento com pirimetamina + sulfadiazina + ácido folínico, devido à eficácia superior à espiramicina, e mantê-lo durante toda a gravidez.
E
paciente deverá fazer uso somente de sintomático.
EM RELAÇÃO AO CISTO TIREOGLOSSO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
Dadas afirmativas que seguem: I- Sintomas como cefaleia, vômitos, convulsões, perda de consciência e ptose palpebral são alguns sintomas de um possível aneurisma cerebral. II- Aterotrombose e aterosclerose na artéria carótida externa podem levar a um acidente vascular encefálico (ou acidente vascular cerebral). III- A retina funcionalmente está dividida em nove camadas sendo uma delas composta por corpos celulares de neurônio unipolares. IV- O estrabismo é um “desbalanceamento” existente na inervação responsável pela motricidade dos músculos extrínsecos dos olhos, podendo a causa deste problema ser genética. V- A criança que nasce com glaucoma ou que desenvolve o glaucoma nos primeiros anos de vida, geralmente apresenta sintomas característicos, como olhos embaçados, sensibilidade à luz, lacrimejamento excessivo, globo ocular aumentado e córnea grande e opaca. Está(ão) correta(s)
A literatura demonstra que a litíase urinária afeta a população em uma proporção de três homens para cada mulher na faixa etária de 20 a 50 anos de idade. Acerca da litíase renal, assinale a assertiva correta:
Parturiente admitida em maternidade com quadro de sangramento, por provável descolamento de placenta. Realizada cesárea de urgência com recém-nascido banhado em mecônio espesso, Apgar 1 e 3, reanimado em sala de parto, desenvolvendo desconforto respiratório grave, cianose, palidez e convulsões, o quadro acima descrito se deve principalmente a:
Compartilhar