Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Dermatologia

Gestante no 3º trimestre procura atendimento devido a surgimento de prurido intenso, principalmente no abdome e nádegas atrapalhando as atividades diárias. O exame físico mostra apenas lesões difusas causadas pelo ato de coçar. O diagnóstico mais provável é:

A
Colestase recorrente da gestação
B
Prurigo gravídico
C
Foliculite pruriginosa da gravidez
D
Penfigoide gestacional
E
Dermatite papulosa na gravidez
Em paciente com estenose da arteria carótida ao nivel do bulbo carótideo, o melhor exame não invasivo para avaliar sua extensão e:
Paciente de 65 anos, tabagista (30 cigarros/dia) desde os 20 anos, veio a consulta urológica por hematúria macroscópica assintomática com início há 10 dias. O exame de urina apresentava número elevado de eritrócitos (mais de 100/campo) e ausência de leucócitos no sedimento urinário. A urocultura foi negativa, e os exames de função renal estavam normais. O exame digital da glândula prostática foi normal, e a dosagem do antígeno prostático específico revelou 1ng/ml. A ultrassonografia abdominal demonstrou lesão vegetante de, aproximadamente, 3 cm no trígono vesical. Com base nestes dados, qual a conduta inicial mais adequada?
Qual o tipo mais frequente de câncer de tireoide?
Qual o local de punção de urgência no tratamento no pneumotórax hipertensivo?
Compartilhar