Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Gestante no curso da 34ª semana de gestação refere ter sido mordida na mão por cão raivoso desconhecido e sem dono. Qual a conduta correta para este caso?

A
Observar o animal.
B
Aplicar a vacina antirrábica.
C
Interromper a gestação.
D
Realizar a sutura, após lavar bem o ferimento com água e sabão.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. Caso a operação realizada nesse paciente tenha sido potencialmente contaminada, é recomendável que a antibioticoprofilaxia seja prolongada por mais 24 horas.
Motociclista de 18 anos acidenta-se com uma corda que o atinge na linha média do pescoço. Chega ao pronto-socorro dispneico e com a voz rouca. Exame físico: edema e enfisema subcutâneo em região cervical, edema de laringe, equimose submucosa e estreitamento da luz. A conduta é:
Pré-escolar apresenta febre baixa e tosse com expectoração há mais de duas semanas, RX de tórax com infiltrado alveolar em lado superior direito persistente mesmo após antibioticoterapia adequada. Pai terminou o tratamento para tuberculose pulmonar há seis meses. Segundo as diretrizes brasileiras para tuberculose, o diagnóstico de tuberculose dessa criança é:
Você está reanimando um recém-nascido na sala de parto. Na história obstétrica destaca-se o fato de ser um neonato de 37 semanas, mãe hipertensa, com descolamento prematuro de placenta e cesárea de urgência. Após os passos iniciais da reanimação, o bebê apresentava apneia e frequência cardíaca de 50 batimentos por minuto. Nesse momento, você deve
Compartilhar