Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Gestante obesa e sedentária está na 16ª semana. Apresenta ganho excessivo de peso, com antecedente de macrossomia e diabete em gestações anteriores. A prática de exercício físico, neste caso, é: I. indicada para favorecer o adequado metabolismo materno. II. contra-indicada pelo risco gestacional. III. indicada para prevenir o crescimento fetal exagerado. IV. contra-indicada pelo sedentarismo e pela idade gestacional. Está correto o contido apenas em:

A
I, II e III.
B
I e III.
C
II e IV.
D
IV.
E
I e V.
Paciente cardiopata, com quadro de dor súbita na perna direira. Ao exame, os pulsos distais estavam ausentes e o pé direito apresentava-se pálido. Demorou 6 horas para ser transferido ao hospital de referência, onde foi submetido a procedimento cirúrgico com aparente sucesso imediato. Entretanto, algumas horas após, evoluiu edema na panturrilha, dor e parestesia. Necessitará de novo procedimento. A sequência que melhor resume a história acima:
Bebê com 30 dias de vida, sexo masculino, nascido a termo, sem comorbidades, em aleitamento materno exclusivo. Há um dia começou a apresentar episódios de regurgitação que evoluíram para vômitos em jato após aproximadamente 12 horas. Ao exame apresenta-se desidratado (++/++++). afebril e sem alterações do exame físico abdominal. Considerando-se o quadro acima, qual exame a ser solicitado e o diagnóstico mais provável?
Mulher de 54 anos, hipertensa apresenta sangramento nasal ativo há 200 minutos. Apresenta sinais vitais estáveis sem outras comorbidades. Diz que isso lhe acontece com frequência e geralmente consegue estancar o sangramento com as medidas inicias que seu médico lhe recomendou (pressionar o nariz entre o polegar e o indicador, limpeza nasal, assoar o nariz para remover coágulos de sangue remanescentes e até usou oximetazolina a 0,05% na forma de spray nasal), mas desta vez, nada parece resolver. Neste caso, sua conduta é:
Quanto aos aspectos cirúrgicos mais prevalentes na infância, assinale a alternativa correta.
Compartilhar