Questões na prática

Pediatria

Gestante realizou 4 consultas de Pré-Natal, até a 32ª semana, quando abandonou o seguimento e evoluiu para parto vaginal. Recém-nascido de termo, com peso de nascimento de 3.240 g, é admitido com 42 horas de vida na unidade de cuidados intermediários, transferido do alojamento conjunto, onde apresentou temperatura de 38,7°C. O hemograma revelava leucocitose com desvio à esquerda e a proteína C reativa estava elevada. Sem quaisquer outras alterações ao exame físico. Neste caso, a coleta do liquor está ________________ (I) e os principais agentes envolvidos são ________________ (II). Assinale a alternativa da tabela que preenche corretamente as lacunas.

Na hérnia inguinal da criança, é correto afirmar que:
Roberto, 50 anos de idade, chega ao pronto-socorro relatando dor na hemi-bolsa escrotal direita há cerca de quatro horas, após uma partida de futebol e concomitante aumento de volume do conteúdo intraescrotal. Ao exame nota-se dor e aumento do volume do epidídimo e testículo. Assinalar a alternativa INCORRETA:
Mãe refere que seu filho de 10 meses está com um desvio do olho direito para dentro nas últimas semanas, e mostra uma foto dele onde nota-se o brilho do olho direito parecendo um "olho de gato". Qual a conduta mais apropriada?
A febre nos períodos pós-operatórios nem sempre está associada à infecção e nem toda infecção pós-cirúrgica está associada à febre. A compreensão do mecanismo da febre neste período é importante para o diagnóstico e tratamento de diversos problemas. Qual das seguintes alternativas está ERRADA?
Compartilhar