Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Cardiologia

Nefrologia

Hepatologia

Entre todas as patologias que se manifestam ou se agravam no decorrer da gravidez, a hipertensão é a mais frequente e que se acompanha de maior morbimortalidade materna e perinatal. As alterações estruturais nos rins e fígado maternos podem ser comumente representadas respectivamente por:

A
Hiperplasia celular justaglomerular e esteatose hepática.
B
Hiperplasia endotelial capilar glomerular e hematoma subcapsular.
C
Endoteliose capilar glomerular e necrose hemorrágica focal.
D
Lesão da alça de Henle e Peri-hepatite.
Na avaliação da eficácia das ventilações bolsa-valva-máscara na criança é mais útil:
O fentanil é opioide usado para sedação em CTI, em geral combinado com benzodiazepínicos. Em relação aos efeitos colaterais citados abaixo, assinale aquele (s) relacionado (s) ao fentanil: I - Constipação. II - Rigidez torácica. III - Retenção urinária. IV - Hipotensão arterial por liberação de histamina.
Isabel nasceu com hipotonia, reflexo de Moro diminuído, fácies arredondada, pele frouxa na região dorsal do pescoço, clinodactilia do quinto dedo das mãos, fissuras palpebrais oblíquas, pregas epicânticas, língua protrusa, ponte nasal achatada, orelhas pequenas, hiperextensibilidade articular, diástase de reto e hérnia umbilical. Além dessas alterações descritas, pode-se afirmar que nas pessoas com essas alterações:
A presença do anel de Kayser-Fleischer ao exame clínico dos olhos é indicativo de:
Compartilhar