Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Há evidências ou consenso geral de que as drogas abaixo são benéficas no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva com diminuição da fração de ejeção de ventrículo esquerdo, EXCETO:

A
captopril.
B
candesartan.
C
metoprolol.
D
furosemida.
E
diltiazem
Assinale as mais comuns lesões císticas do fígado:
Abaixo estão apresentadas recomendações do Ministério da Saúde do Brasil para evitar a transmissão vertical do HIV. Em caso de primigesta infectada por HIV em uso de esquema tríplice (zidovudina, lamivudina e nevirapina) e com resultado da carga viral indetectável, obtido na 35ª semana de gestação, qual delas não está indicada por não trazer benefícios ao binômio materno-fetal?
Menino de 1 mês de idade foi trazido pela mãe para revisão de puericultura. Ela informou que o pré-natal fora realizado de forma adequada e que o parto vaginal não apresentara intercorrências. O escore de Apgar foi 9 no primeiro minuto e 10 no quinto. O aleitamento materno foi iniciado já na sala de parto e vinha sendo a única forma de alimentação do lactente. Relatou que o bebê evacuava pouco e que o número de micções durante o dia era reduzido. Na véspera , havia urinado muito pouco. Ao exame, constatou-se que o ganho ponderal fora inferior a 20 g/dia, mas o restante do exame físico estava normal. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Adolescente de 13 anos foi trazido à consulta em razão do seu comportamento. Segundo o relato dos pais, o filho não participava mais das atividades familiares como costumava fazer, permanecia muito tempo em seu quarto e se mostrava muito reservado e lacônico com os membros da família. Embora não tenha havido qualquer modificação no rendimento escolar, o menino pouco se envolvia com os estudos, fazendo apenas o mínimo necessário. A mãe referiu que o filho somente parecia feliz quando estava com os amigos. Durante a consulta, o paciente permaneceu calado, com a cabeça baixa e, quando perguntado se concordava com os questionamentos dos pais, respondeu que não achava que tivesse algum problema e não sabia por que tinha sido trazido ao médico. Diante desta situação, qual a hipótese diagnóstica mais provável e qual a conduta mais adequada?
Compartilhar