Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Há mais de 100 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). A vacina contra o HPV, recentemente licenciada para uso, contém os tipos 6, 11, 16 e 18. É correto afirmar que:

A
é indicada para todos os meninos entre 9 e 15 anos de idade, para a proteção contra o câncer de pênis e principalmente para proteção “de rebanho”.
B
está recomendada para as meninas entre os 7 anos e os 17 anos de idade.
C
o histórico de vida sexual ativa tem pouca influência na eficácia da vacinação, porque sua administração tem papel terapêutico além do papel preventivo.
D
há real diminuição nos casos de câncer de colo uterino, nas populações estudadas que receberam a vacina.
E
os estudos estão sendo questionados e muitos médicos não aderiram à recomendação, porque os tipos de HPV contidos na vacina são responsáveis pelas verrugas e não pelo câncer de colo uterino.
A causa mais comum da hematúria glomerular é:
Considerando que a paciente do caso anterior tenha sido submetida a cirurgia e o diagnóstico após a parafina tenha sido de carcinoma papilifero padrão folicular, intratireoidiano e medindo 0,9cm, a melhor conduta, entre as abaixo relacionadas, seria:
Paciente de 15 anos, sexo masculino, vitima de queda de árvore, com fratura de arcos costais à esquerda, apresentando-se com, EGB, FC: 84 BPM, e PA; 110/70 mmHg. USG abdominal revelou pequena quantidade de liquido cavitário, baço com-lesão capsular extendendo-se ao parênquima e vasos trabeculares, conservando hilo, sem lesões associadas. Radiografia abdominal sem alterações. A lesão esplênica é classificada como:
Homem de 67 anos, tabagista de longa data, passou a apresentar, há menos de 1 ano, hipertensão arterial sistêmica. Na última consulta, há 5 anos, estava normotenso e os exames mostravam dislipidemia. Há poucos meses, começou a fazer uso de estatinas e adotou um programa de exercícios, que vem cumprindo parcialmente. Na investigação atual, o potássio sérico é de 3,5 mEq/L, o EQU está normal e a ultrassonografia abdominal mostra rim esquerdo com 8 cm (polo a polo) e rim direito com 14 cm. Qual a causa mais provável da hipertensão arterial?
Compartilhar