Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Há mais de 100 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). A vacina contra o HPV, recentemente licenciada para uso, contém os tipos 6, 11, 16 e 18. É correto afirmar que:

A
é indicada para todos os meninos entre 9 e 15 anos de idade, para a proteção contra o câncer de pênis e principalmente para proteção “de rebanho”.
B
está recomendada para as meninas entre os 7 anos e os 17 anos de idade.
C
o histórico de vida sexual ativa tem pouca influência na eficácia da vacinação, porque sua administração tem papel terapêutico além do papel preventivo.
D
há real diminuição nos casos de câncer de colo uterino, nas populações estudadas que receberam a vacina.
E
os estudos estão sendo questionados e muitos médicos não aderiram à recomendação, porque os tipos de HPV contidos na vacina são responsáveis pelas verrugas e não pelo câncer de colo uterino.
A maioria dos incidentalomas adrenais são:
Um menino de 3 anos, considerado pelos pais como ”tranqüilo e obediente”, sofreu importante queimadura na palma das mãos ao tocar no forno quente. Os pais estão muito ansiosos e querem saber como agir com o filho diante do risco de novos acidentes domésticos. A melhor orientação é:
No paciente politraumatizado, com lesão óssea instável do anel pélvico e hemodinamicamente instável, qual deve ser a conduta inicial do ortopedista que integra a equipe multidisciplinar?
Assinale a alternativa CORRETA sobre o diagnóstico clínico da trombose venosa profunda (TVP) aguda:
Compartilhar