Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Há mais de 100 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). A vacina contra o HPV, recentemente licenciada para uso, contém os tipos 6, 11, 16 e 18. É correto afirmar que:

A
é indicada para todos os meninos entre 9 e 15 anos de idade, para a proteção contra o câncer de pênis e principalmente para proteção “de rebanho”.
B
está recomendada para as meninas entre os 7 anos e os 17 anos de idade.
C
o histórico de vida sexual ativa tem pouca influência na eficácia da vacinação, porque sua administração tem papel terapêutico além do papel preventivo.
D
há real diminuição nos casos de câncer de colo uterino, nas populações estudadas que receberam a vacina.
E
os estudos estão sendo questionados e muitos médicos não aderiram à recomendação, porque os tipos de HPV contidos na vacina são responsáveis pelas verrugas e não pelo câncer de colo uterino.
Paciente de 42 anos, sabidamente HIV positivo há 12 anos sem seguimento adequado, última consulta médica há 3 anos, apresenta quadro de tosse seca, intercalada com escarro branco, acompanhada de febre não muito elevada, dispneia e canseira aos esforços. No exame físico, paciente em REG taquidispneico FR 36 rpm FC 102 ipm, ausculta pulmonar MV rude e EC esparsos em ambos os hemitórax, RX de tórax infiltrado intersticial nas regiões peri hilares, Hemograma sem leucocitose ou desvio. LDH 1280 U/L. Indique a alternativa correta:
Uma escolar de 9 anos apresenta cefaleia intensa, tonturas e urina escura há 24 horas. No exame clínico, são significativos os seguintes achados: frequência cardíaca de 110 bpm; PA 175/110mmHg e T: 36,9ºC. O diagnóstico mais provável para esse quadro clínico é:
Na fáscia pararretal é uma camada espessa do peritônio parietal que reveste as paredes do assoalho pélvico. As asas laterais ou ligamentos, são estruturas anterolaterais que contêm nervos simpáticos e parassimpáticos. Nos procedimentos cirúrgicos sobre a pelve, a secção destas estruturas pode resultar em:
Paciente de 35 anos de idade, sexo masculino, deu entrada no serviço de emergência referindo que ao jogar futebol torceu o tornozelo direito. Ao exame, ele apresentava um edema acentuado com equimoses no bordo externo do tornozelo; dor importante e impotência funcional do membro inferior direito. Na radiografia do tornozelo se observa uma fratura por avulsão do maléolo fibular. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta:
Compartilhar