Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Há mais de 100 tipos de HPV (vírus do papiloma humano). A vacina contra o HPV, recentemente licenciada para uso, contém os tipos 6, 11, 16 e 18. É correto afirmar que:

A
é indicada para todos os meninos entre 9 e 15 anos de idade, para a proteção contra o câncer de pênis e principalmente para proteção “de rebanho”.
B
está recomendada para as meninas entre os 7 anos e os 17 anos de idade.
C
o histórico de vida sexual ativa tem pouca influência na eficácia da vacinação, porque sua administração tem papel terapêutico além do papel preventivo.
D
há real diminuição nos casos de câncer de colo uterino, nas populações estudadas que receberam a vacina.
E
os estudos estão sendo questionados e muitos médicos não aderiram à recomendação, porque os tipos de HPV contidos na vacina são responsáveis pelas verrugas e não pelo câncer de colo uterino.
RN a termo, com peso 2500g é trazido ao médico com 20 dias de vida por choro à manipulação desde o 4º dia de vida. Sua mãe não fez o pré-natal. Ao exame físico, estava em regular estado geral, com palidez cutâneo-mucosa, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e baço palpável a 2,5cm do rebordo costal esquerdo. Rx de ossos longos revela lesões periostais no úmero bilateralmente. O diagnóstico mais provável é:
Assinale a alternativa que apresenta uma indicação de drenagem pleural em derrames parapneumônicos:
Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado. Diabetes gestacional.
Para se utilizar a imunoglobulina anti-Rh na profilaxia da doença hemolítica perinatal, a mãe e o recém-nascido devem possuir as seguintes características quanto ao Rh e Coombs indireto materno e ao Rh e Coombs direto do recém-nato, respectivamente:
Compartilhar