Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Há várias doenças que causam uma dor visceral, geralmente arrastada e de localização imprecisa na região mesogástrica. A sua causa pode ser por: distensão, inflamação e:

A
Necrose
B
Alterações de coagulação
C
Diabete mellitus
D
Alterações de K
E
Isquemia
Na coordenação do cuidado de situações oftalmológicas na APS, assinale a alternativa correta que o MFC deve referenciar a pessoa ao oftalmologista, após o primeiro atendimento e medidas iniciais.
Durante o exame de triagem ocular de um RN (reflexo do olho vermelho), o médico percebeu a presença de um reflexo branco-amarelado ou leucocoria. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a patologia que esse achado não pode representar.
Paciente de seis anos de idade, com queixas sugestivas da Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS), apresentando exame de vídeoendoscopia com hipertrofia adenoidiana obstruindo 80% do rinofaringe, foi encaminhado para adenoidectomia. Assinale a situação em que, caso esteja presente neste paciente, é necessário associar amigdalectomia.
A sinusite nosocomial é uma complicação recentemente diagnosticada no paciente criticamente doente. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar