Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

HBS, 53 anos, masculino, branco, tabagista de 30 cigarros/dia, etilista moderado, asmático, hipertenso há mais de 10 anos. Ao ser avaliado, foi classificado como essencial. Apresenta também níveis tensionais de 160/100 mmHg, ECG com sinais de hipertrofia ventricular esquerda e BAV de 1ºgrau. O ecocardiograma mostrou hipertrofia ventricular esquerda e “déficit” de relaxamento diastólico. Dentre as opções farmacológicas abaixo citadas, a escolha correta seria:

A
Enalapril
B
Reserpin
C
Verapamil
D
Hidralazina
E
Propranolol
A administração simultânea de fármacos pode causar alterações marcantes nos seus efeitos. Essas interações podem aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade, ou inibir o efeito farmacológico e privar o paciente do benefício terapêutico. Assim sendo, a prescrição de cetoconazol para um paciente portador de micose superficial não deve ser associado a qual dos outros medicamentos abaixo listados ?
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) acomete frequentemente tabagistas. Sobre essa doença, marque o correto.
A infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi acomete 16 a 18 milhões de pessoas em todo o mundo. Divide-se em fase aguda, fase latente e fase crônica. Quanto aos exames complementares da fase aguda é correto afirmar:
É um achado incompatível com o diagnóstico de morte cerebral:
Compartilhar