Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

HBS, 53 anos, masculino, branco, tabagista de 30 cigarros/dia, etilista moderado, asmático, hipertenso há mais de 10 anos. Ao ser avaliado, foi classificado como essencial. Apresenta também níveis tensionais de 160/100 mmHg, ECG com sinais de hipertrofia ventricular esquerda e BAV de 1ºgrau. O ecocardiograma mostrou hipertrofia ventricular esquerda e “déficit” de relaxamento diastólico. Dentre as opções farmacológicas abaixo citadas, a escolha correta seria:

A
Enalapril
B
Reserpin
C
Verapamil
D
Hidralazina
E
Propranolol
Considerando-se o procedimento de intubação orotraqueal com Protocolo de Sequência Rápida, em paciente criticamente enfermo, a sequência correta dos procedimentos a serem realizados é:
Durante uma colisão automobilística, um homem de 56 anos foi violentamente lançado contra o volante de seu caminhão. Na chegada ao pronto-socorro, ele apresentava sudorese e queixava-se de dor torácica. A pressão arterial era 60/40 mmHg, e a frequência respiratória 40 incursões por minuto. Como causa da hipotensão desse paciente, o achado que diferencia tamponamento cardíaco de pneumotórax hipertensivo é como se encontra:
Um homem de 65 anos, tabagista há trinta anos, mais de 20 cigarros por dia, assintomático, vai ao consultório médico para fazer um check-up. De acordo com a faixa etária desse paciente, as doenças que devem ser pesquisadas são:
Os achados laboratoriais típicos da leishmaniose visceral (calazar) são:
Compartilhar