Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Heloísa, 24 anos, gesta III, para 0, aborto II (duas perdas fetais no 2º trimestre), atualmente na 34ª semana de gestação, procura a emergência com cólica, dores em membros inferiores e perda líquida há duas horas, sem sangramento. No exame obstétrico inicial, observa-se líquido amniótico claro e sem grumos saindo pela vagina. Nos membros inferiores nota-se trombose venosa profunda (TVP). Em relação à laqueadura tubária e aconselhamento de esterilização voluntária, pode-se dizer que:

A
só pode ser autorizada em casos de risco de vida materno ou para o futuro concepto
B
é permitida em mulheres acima de 25 anos ou nas que tenham mais de dois filhos
C
deverá ser realizada em até 30 dias contados a partir da consulta, após a manifestação da vontade da laqueadura
D
deve ser realizada preferencialmente no momento do parto ou de abortamento
Analise as afirmações abaixo: I. O reflexo cutâneo plantar de extensão, ou dos pododáctilos presente no recém-nato, persiste normalmente até os 12 meses. II. O reflexo de Landau I surge por volta dos 2 – 3 meses de vida. III. O reflexo tônico cervical assimétrico ou de Magnus de Kleijn desaparece normalmente após o 3-4º. mês de vida. IV. O reflexo de olhos de boneca normalmente desaparece em vigília após os 2-3º. mês de vida. Está (ão) correta (s) APENAS:
Uma criança de 4 anos ao almoçar em uma churrascaria engasga-se e se torna cianótica. Nesse momento, deve-se:
São cardiopatias cianóticas com hipofluxo pulmonar, exceto:
Anorexia com emagrecimento é o sinal mais comum de câncer gástrico, pois os pacientes geralmente evoluem assintomáticos até que haja extenso comprometimento da parede gástrica ou metástases. A semeadura peritoneal pode comprometer outros órgãos e regiões. O tumor de Krukenberg e prateleira de Bloomer são respectivamente:
Compartilhar