Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Hepatopata, com grave comprometimento da qualidade de vida é candidato ao transplante hepático, uma vez que esgotadas outras formas de tratamento clínico. São indicadores de alerta para necessidade de realização do transplante:

A
hepatite crônica por vírus B com replicação viral e encefalopatia crônica.
B
Child-Pugh B/C, hemorragia digestiva alta de repetição e ascite refratária.
C
hepatopatia alcoólica associada com pancreatite crônica e desnutrição.
D
cirrose biliar primária de rápida evolução com colangite de repetição.
E
carcinoma hepatocelular extenso metastático e síndrome hepatorrenal.
Marque nas frases abaixo: falso (F) ou verdadeiro (V) e, em seguida, assinale a alternativa cuja sequência esteja CORRETA: (  ) O ataque de pânico, característico do Transtorno de Pânico, pode ocorrer sem que haja um fator desencadeante, possível inclusive, durante o sono. (  ) Antidepressivos inibidores de recaptação de serotonina e inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina devem ser evitados no tratamento de transtorno obsessivo compulsivo. (  ) Medo exagerado e persistente de ser desmoralizado, exposto ou humilhado, quando em situações sociais, ou que mostre um mau desempenho ocorre na Fobia Simples. (  ) Um indivíduo com Transtorno de Ansiedade Generalizada apresenta ansiedade persistente que afeta uma variedade de situações cotidianas, mantendo-o ansioso e apreensivo para possíveis eventos negativos. (  ) Presença de pensamentos e sonhos, desagradáveis e recorrentes, sobre um evento traumático, provocando reatividade fisiológica, ocorre no Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
O Brasil recebeu recentemente o certificado de erradicação da poliomielite em seu território. As campanhas nacionais de vacinação com a vacina Sabin foram as responsáveis por este resultado. A estratégia em que se baseiam estas campanhas é a :
Um lactente de seis meses comparece na emergência pediátrica do hospital com história de febre alta há cerca de cinco dias, tosse produtiva, falta de ar e, nas últimas vinte e quatro horas, vômitos. Junto com o quadro, a mãe refere inapetência e prostração e, quando questionada, informa que amamentou até o segundo mês e que seu filho fez todas as vacinas para a idade. No exame físico, o paciente encontra-se choroso, em regular estado geral, com uma frequência respiratória de 58 movimentos respiratórios por minuto, tiragem intercostal, em retração subcostal e, na ausculta respiratória, apresenta múltiplos ruídos de transmissão. O restante do exame físico não apresenta outras alterações. A radiografia de tórax mostrou pequenos focos de consolidação na base pulmonar direita. Baseado nessas informações, qual a conduta inicial frente ao caso?
Associe as alterações laboratoriais (coluna da esquerda) às situações clínicas em que ocorrem (coluna da direita). 1- VCM baixo, RDW elevado, reticulócitos corrigidos < 2%. 2- VCM baixo, RDW normal, reticulócitos corrigidos ? 2%. 3- VCM normal ou baixo, RDW normal, reticulócitos corrigidos < 2%. 4- VCM elevado, RDW elevado, reticulócitos corrigidos < 2%. 5- VCM elevado, RDW elevado, reticulócitos corrigidos ? 2%. ( ) paciente com anemia e Coombs direto positivo, icterícia e esplenomegalia. ( ) paciente com pancitopenia e gastrite atrófica. ( ) paciente com anemia hereditária e hemoglobina A2 aumentada. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Compartilhar