Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Hipertensão arterial sistêmica é a principal causa de morte no mundo. Acerca dessa afecção, assinale a alternativa incorreta.

A
É fator de risco para acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva e dissecção da aorta.
B
Em sociedades menos industrializadas, nas quais o consumo de calorias e de sal é baixo, a pressão arterial dos indivíduos não aumenta com o avançar da idade.
C
Os níveis de pressão sistólica e diastólica de 120-139 e 80-89 mmHg, respectivamente, são considerados pré-hipertensão.
D
Os inibidores de enzima conversora da angiotensina (ECA) e os antagonistas dos receptores ATI da angiotensina II, apresentam perfil farmacológico adequado para diabéticos hipertensos, especialmente na vigência de nefropatia diabética.
E
As anormalidades tireoidianas (hiper e hipotireoidismo) são as principais causas de hipertensão secundária.
Homem de 35 anos, auxiliar geral, refere há 5 dias dor na região lombar baixa, sem irradiação que piora com a movimentação da coluna e que melhora com o repouso. Nega trauma local e outras queixas. A dor é considerada de média intensidade, melhorando com o uso de analgésicos e relaxantes musculares. Ao exame físico, há dor na região lombar baixa, à flexão e extensão máxima da coluna. Qual exame subsidiário você solicitaria para este caso?
A abordagem inicial mais comum do paciente grande queimado deve constar dos seguintes itens, EXCETO:
Em pacientes grandes queimados, com lesões de espessura total, em que os anexos dérmicos estão destruídos, o tratamento recomendado é:
O teste do reflexo vermelho é um exame simples e rápido que deve ser realizado, durante o primeiro exame neonatal. Com relação ao teste, assinale a alternativa ERRADA:
Compartilhar