Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Nefrologia

Hipertensão arterial sistêmica é a principal causa de morte no mundo. Acerca dessa afecção, assinale a alternativa incorreta.

A
É fator de risco para acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva e dissecção da aorta.
B
Em sociedades menos industrializadas, nas quais o consumo de calorias e de sal é baixo, a pressão arterial dos indivíduos não aumenta com o avançar da idade.
C
Os níveis de pressão sistólica e diastólica de 120-139 e 80-89 mmHg, respectivamente, são considerados pré-hipertensão.
D
Os inibidores de enzima conversora da angiotensina (ECA) e os antagonistas dos receptores ATI da angiotensina II, apresentam perfil farmacológico adequado para diabéticos hipertensos, especialmente na vigência de nefropatia diabética.
E
As anormalidades tireoidianas (hiper e hipotireoidismo) são as principais causas de hipertensão secundária.
Sobre as hérnias da parede abdominal, analise as afirmativas a seguir. I. A borda livre da aponeurose do músculo oblíquo externo apresenta um espessamento que segue da espinha ilíaca anterossuperior em direção ao tubérculo púbico que é o ligamento inguinal ou ligamento de POUPART. II. Uma região triangular limitada pelo ligamento inguinal inferiormente, a borda lateral do músculo reto abdominal medialmente e os vasos epigástricos superiores lateralmente formam na parede posterior o Trígono de HESSELBACH. III. As hérnias inguinais são as mais frequentes na prática clínica, totalizando 75% das hérnias da parede abdominal. Podem ser divididas em indiretas e diretas. As indiretas são menos comuns e são decorrentes do não fechamento do conduto peritoneovaginal, uma espécie de túnel criado pela descida do testículo da cavidade abdominal em direção à bolsa escrotal. Já as hérnias diretas, as mais comuns, são consequência do enfraquecimento da musculatura da parede posterior do canal inguinal. IV. Hérnias por deslizamento são aquelas em que um órgão compõe parte da parede do saco herniário, normalmente cólon e bexiga. E hérnias que possuem componente direto e indireto são chamadas de hérnias em pantalona. V. Hérnia de RICHTER é caracterizada pela presença do divertículo de MECKEL no saco herniário e hérnia de LITTRE ocorre quando há o pinçamento lateral apenas da borda antimesentérica de uma víscera abdominal, permitindo o estrangulamento desse segmento de alça, sem sinais de obstrução intestinal. Estão CORRETAS apenas as afirmativas.
A causa principal de mortalidade após reparo aberto ou endovascular de aneurisma de aorta abdominal é:
Em relação ao PSA, afirma-se que: I. Nos adenocarcinomas de próstata de alto grau (Gleason 8-10) e variante ductal, o PSA costuma ser muito elevado; II. O PSA se eleva com a idade e com o volume prostático; III. O PSA pode ser falsamente elevado pela cistoscopia, pela cateterização ureteral e pela infecção urinária. Está/Estão CORRETA (S) a (s) afirmativa (s):
Lucas, quatro meses de idade, sexo masculino, apresenta quadro intermitente de cólicas e choro intenso, há 2 horas, acompanhado de vômitos e irritabilidade. Toque retal: presença de muco sanguinolento. O diagnóstico mais provável no paciente descrito na questão é:
Compartilhar