Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Homem, 18 anos, andando de bicicleta e segurando-se na traseira de caminhão, é jogado a 8 m de distância. Ao chegar à Emergência, apresenta respiração ruidosa e sangramento oral por múltiplas lesões faciais. Sua coluna cervical é então estabilizada, mas a colocação de máscara facial com reservatório a 10 L/min de oxigênio não proporciona melhora clínica. Devido ao sangramento e ao trauma facial não é possível a intubação orotraqueal. O paciente, que estava letárgico, faz apneia. O melhor procedimento para garantir a perviedade das vias aéreas é:

A
realizar traqueostomia.
B
realizar intubação nasotraqueal.
C
colocar máscara com Guedel.
D
colocar cânula nasofaríngea.
E
realizar cricotireoidostomia com agulha.
Associe os fármacos (coluna da esquerda) a seus efeitos e propriedades (colunas da direita): 1- inibidor não seletivo da COX; 2- Paracetamol; 3- inibidor seletivo da COX 2; 4- Morfina; 5- Dipirona. ( ) Não tem dose-teto estabelecida. ( ) Pode ocasionar aplasia de medula. ( ) Pode provocar toxicidade hepática. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Foi realizada a instalação de um cateter venoso central, utilizando a veia subclávia direita como acesso e através da técnica de Seldinger, em uma mulher de 68 anos. Vinte minutos após a punção, a paciente desenvolveu um quadro de hipotensão e taquicardia. A ausculta pulmonar revelou murmúrio presente nos hemitórax direito e esquerdo e a ausculta cardíaca não evidenciou nenhum ruído anormal. Houve ingurgitamento das veias jugulares. A infusão de líquido pelo cateter estava normal até o início do quadro, após houve obstrução do cateter.Baseado no diagnóstico anterior,qual tratamento imediato que deve ser realizado:
Criança de 5 anos com otalgia há dez dias com tratamento irregular, evoluindo com febre persistente, otorréia e otorragia e abaulamento retroauricular instalado há dois dias. Qual a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta adequada?
O questionário CAGE é uma ferramenta que possibilita o rastreamento de possível dependência de bebidas alcoólicas, situação associada a diversos problemas de saúde. Assinale a alternativa que NÃO consiste em um dos aspectos avaliados pelo questionário:
Compartilhar