Homem, 22 anos, sofre ferimento por projétil de arma de fogo em região glútea esquerda. Não há dor abdominal nem hematúria e os sinais vitais estão estáveis. Não apresenta orifício de saída. O radiograma simples de abdome mostra o projétil na pelve à direita. Qual o melhor método para investigar eventual lesão do reto neste caso?
A
Enema opaco.
B
Estudo radiológico com injeção de contraste através do orifício de entrada.
C
Laparotomia diagnóstica e eventualmente terapêutica.
D
Retossigmoidoscopia.
E
Ecografia abdominal.
Outras questões
Homem portador de câncer de próstata com metástase óssea disseminada procura serviço de pronto atendimento com quadro de dor óssea de forte intensidade, difusa. Seu médico já receitou uso contínuo de paracetamol e de anti-inflamatório não hormonal (AINH), com persistência da dor, apesar das medicações. A conduta deve ser:
Primigesta, com 35 semanas de gestação, chega ao pronto-socorro, em choque hipovolêmico, com quadro de coagulopatia e ausência de batimentos cardíacos fetais. Ao exame especular verifica-se discreto sangramento escuro. A hipótese diagnóstica clínica é:
Considerando o quadro clínico de uma paciente de 28 anos de idade que possui nódulo tireoidiano de 1,5 cm com diagnóstico de carcinoma bem diferenciado, assinale a opção correta.
Com relação ao quadro clínico de um paciente de 33 anos de idade, que se queixa de dor intensa do abdome superior nas últimas 6 horas, associada a náuseas e vômitos e aos sinais de Grey Turner e de Cullen, assinale a opção correta.