Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Homem, 22 anos, sofre ferimento por projétil de arma de fogo em região glútea esquerda. Não há dor abdominal nem hematúria e os sinais vitais estão estáveis. Não apresenta orifício de saída. O radiograma simples de abdome mostra o projétil na pelve à direita. Qual o melhor método para investigar eventual lesão do reto neste caso?

A
Enema opaco.
B
Estudo radiológico com injeção de contraste através do orifício de entrada.
C
Laparotomia diagnóstica e eventualmente terapêutica.
D
Retossigmoidoscopia.
E
Ecografia abdominal.
Constituem fatores associados a maior risco de suicídio:
André, 35 anos de idade, queixa-se de dor em região lombar direita há 2 semanas, com irradiação para membro inferior direito, sem alívio com paracetamol 500 mg. Ao exame, sente dor à palpação da musculatura paravertebral e da região lombar direita. Não apresenta alterações no exame neurológico. A conduta mais adequada é:
Homem, 50 anos, comparece à UBS por desnutrição, confusão mental, marcha atáxica e paralisia oculomotora. Familiar relata que o paciente ingere diariamente cerca de ½ litro de aguardente há mais de cinco anos. Qual é a hipótese mais provável?
O Agente Comunitário de Saúde lhe solicita explicações sobre um recém-nascido que apresenta coloração amarelada da pele. Você colhe, junto ao Agente Comunitário de Saúde, informações sobre a duração da gestação, as condições do parto e da criança ao nascer, o tempo de aparecimento do sintoma específico e verifica também resultados de exames do recém-nascido , realizados na maternidade: hemograma, dosagem de bilirrubinas e teste de Coombs. Diante dos dados clínicos e do resultado de exames, você conclui que trata-se de Icterícia Fisiológica do Recém-Nascido. O que seria correto você informar ao Agente Comunitário de Saúde sobre a Icterícia Fisiológica do Recém-Nascido?
Compartilhar