Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Homem, 22 anos, sofre ferimento por projétil de arma de fogo em região glútea esquerda. Não há dor abdominal nem hematúria e os sinais vitais estão estáveis. Não apresenta orifício de saída. O radiograma simples de abdome mostra o projétil na pelve à direita. Qual o melhor método para investigar eventual lesão do reto neste caso?

A
Enema opaco.
B
Estudo radiológico com injeção de contraste através do orifício de entrada.
C
Laparotomia diagnóstica e eventualmente terapêutica.
D
Retossigmoidoscopia.
E
Ecografia abdominal.
Qual o melhor momento para pacientes portadores de criptorquidia serem submetidos a tratamento cirúrgico?
Armando tem 45 anos e comparece à emergência logo após descobrir que esposa o tinha abandonado. Chega chorando muito e com PA = 182/98 mmHg. Nega história de risco para doença cardiovascular. A abordagem adequada para Armando e o diagnótico relacionado à pressão arterial são, respectivamente:
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Criança, 4 anos de idade, após realização de estudo radiológico e eletrocardiograma, foi encaminhada do Pronto Socorro para o hospital com suspeita de atresia da válvula tricúspide. Os achados observados e compatíveis com esta suspeita são, respectivamente:
Compartilhar