Homem, 25 anos, caminhoneiro, relata diarreia e hematoquezia há 6 meses. Obteve melhora inicial com tratamento clínico que não sabe informar. Porém, atualmente queixa-se de eliminação de sangue e muco pelas fezes. No exame físico observa-se hipertermia e emagrecimento. O diagnóstico menos provável dessa condição é:
A
Retocolite ulcerativa.
B
Câncer de cólon.
C
Colite por medicamentos não-esteroides.
D
Colite cística profunda.
E
Doença de Crohn.
Outras questões
Homem com 62 anos, em consulta com urologista traz os seguintes resultados de exames: PSA = 35 ng/ml (valor de referência: < 4 ng/ml) e radiografia da pelve evidenciando a presença de lesões osteolíticas. Biópsia transretal da próstata revelou diagnóstico de adenocarcinoma e cintilografia óssea demonstrou múltiplas lesões hipercaptantes em ossos da pelve e coluna vertebral. O tratamento proposto ao paciente deve ser:
Associe as estruturas vitreas embrionárias com as correspondentes no adulto. Vítreo secundário:
Homem de 68 anos, sem comorbidades, totalmente assintomático, procura urologista para realizar exame da próstata. Ao exame físico apresenta próstata de 50 gramas, fibro-elástica, sem nódulos. PSA = 4,2 ng/dL. Submetido à biópsia prostática que revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 6 (3+3) em 5% de 2 fragmentos entre 12 analisados. Assinale a alternativa correta:
Mulher, 68 anos, diabética e hipertensa com quadro de hemiparesia a esquerda há 15 dias com reversão espontânea do quadro em menos de 24 h. Realizado exames complementares em caráter ambulatorial, e dentre eles uma angiorressonância, que evidenciou estenose de cerca de 90% da artéria carótida externa esquerda e calcificações com oclusão total da artéria carótida interna direita. Artérias carótidas comuns e interna esquerda com placas irregulares, mas sem alteração de velocidade de fluxo. Qual a melhor conduta para este caso?