Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem, 25 anos, caminhoneiro, relata diarreia e hematoquezia há 6 meses. Obteve melhora inicial com tratamento clínico que não sabe informar. Porém, atualmente queixa-se de eliminação de sangue e muco pelas fezes. No exame físico observa-se hipertermia e emagrecimento. O diagnóstico menos provável dessa condição é:

A
Retocolite ulcerativa.
B
Câncer de cólon.
C
Colite por medicamentos não-esteroides.
D
Colite cística profunda.
E
Doença de Crohn.
Você atendeu um paciente no consultório de uma USF e identificou que ele apresentava obesidade, macrocitose, hipertrigliceridemia e polineuropatia. O paciente referia que, algumas vezes cometera transgressões às leis de trânsito e que faltava com frequência ao trabalho. Além disso, alegava ingestão de 1-2 latas de cerveja diariamente em uso eventual de destilados 2-3 doses/semana. Com o objetivo de intervir preventivamente e identificar a presença de um padrão de bebedor excessivo, você deve:
A respeito da arginina assinale a opção correta:
Paciente de 80 anos, com arterioesclerose generalizada, interna com quadro de insuficiência renal aguda (IRA), 4 dias após realização de aortografia. Ao exame físico, notava-se livedo reticularis em membros inferiores, dedos dos pés azulados, hipocomplementenemia e eosinofilúria. O diagnóstico mais provável é:
A paralisia cerebral é definida como um distúrbio motor não progressivo de início na primeira infância, envolvendo um ou mais membros, resultando em espasticidade ou paralisias musculares. Qual dos seguintes fatores NÃO encontra associação direta com a patologia?
Compartilhar