Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Homem, 25 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro com história de mordida de cobra no terço distal da panturrilha direita, há 4 horas. No momento, apresenta ptose palpebral e a urina da última micção, há poucos minutos, tem aspecto marrom escuro. A lesão na panturrilha direita consiste em duas perfurações, com leve hiperemia ao redor. Assinale a alternativa com as alterações da urina rotina mais prováveis deste paciente:

A
Densidade: 1020; proteína: negativa; Heme-pigmentos: negativos / Urobilinogênio: ++++; Hemácias: ausentes; Leucócitos: ausentes.
B
Densidade: > 1030; proteína: negativa; Heme-pigmentos: ++++ / Urobilinogênio: negativo; Hemácias: incontáveis/campo; Leucócitos: ausentes.
C
Densidade: > 1030; proteína: ++++; Heme-pigmentos: ++++ / Urobilinogênio: negativo; Hemácias: incontáveis/campo; Leucócitos: 60 a 80/campo.
D
Densidade: 1020; proteína: negativa; Heme-pigmentos: ++++ / Urobilinogênio: negativo; Hemácias: ausentes; Leucócitos: ausentes.
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
Assinale a alternativa incorreta.
Lactente de um ano de idade, nascido a termo e com peso adequado, é atendido em uma consulta de puericultura. Os pais trazem a criança regularmente e ela está com o esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde rigorosamente em dia. Quais vacinas você orientaria para a criança receber nesta visita, seguindo o calendário do Ministério da Saúde?
Assinale a alternativa correta, em relação à trissomia do cromossomo 18 (síndrome de Edwards):
Compartilhar