Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Homem, 25 anos, no 60° dia pós-operatório de herniorrafia inguinal à direita pela técnica de Lichtenstein, apresenta discreta parestesia em pube e face interna da coxa direita, bem como dor tipo queimação na projeção do ligamento inguinal desde a crista ilíaca anterosuperior, sugestiva de encarceramento neural. Qual é a conduta IMEDIATA MAIS apropriada?

A
Tratamento sintomático e expectante.
B
Antidepressivos tricíclicos.
C
Infiltração com corticóides.
D
Re-exploração cirúrgica.
E
Iniciar neuromoduladores, como a Gabapentina.
Paciente de 64 anos, sexo masculino, residente em casa geriátrica em Fortaleza, sem cartão de vacina. Não se lembra quando se vacinou pela última vez. O Ministério da Saúde recomenda imunização contra quais doenças neste caso?
A maioria dos tumores benignos do fígado são assintomáticos e são achados incidentais em ultrassonografia de abdome. Para diagnóstico diferencial de tumores sólidos, faz-se necessário a realização de exames contrastados como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Um nódulo de 5 cm com hipercaptação de contraste na fase arterial e com uma cicatriz central em uma mulher de 40 anos é altamente sugestivo de:
Qual critério NÃO caracteriza pré-eclâmpsia grave?
Adolescente de 14 anos apresenta ciclo menstrual com intervalos regulares de 28 dias, porém com duração e fluxo excessivos. Qual o conceito deste quadro?
Compartilhar