Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Homem, 25 anos, no 60° dia pós-operatório de herniorrafia inguinal à direita pela técnica de Lichtenstein, apresenta discreta parestesia em pube e face interna da coxa direita, bem como dor tipo queimação na projeção do ligamento inguinal desde a crista ilíaca anterosuperior, sugestiva de encarceramento neural. Qual é a conduta IMEDIATA MAIS apropriada?

A
Tratamento sintomático e expectante.
B
Antidepressivos tricíclicos.
C
Infiltração com corticóides.
D
Re-exploração cirúrgica.
E
Iniciar neuromoduladores, como a Gabapentina.
RN do sexo masculino, 3 dias de vida, apresenta distensão abdominal e vômitos há 1 dia. Até o momento, foram 4 episódios de vômitos, os 2 primeiros de conteúdo alimentar e os últimos com conteúdo esverdeado. AP: nascido a termo, de parto vaginal, sem intercorrência, com peso e estatura adequados para a idade gestacional. Hoje evacuou pela primeira vez, em pequena quantidade, após a realização de estímulo com supositório de glicerina. Exame físico: BEG, desidratado 1+/4, corado, FC e FR normais para a idade. Abdome: distensão generalizada, RHA presentes, sem sinais de reação peritoneal. Toque retal: saída de grande quantidade de mecônio. A conduta inicial é
Menino de 15 anos apresenta hipertensão arterial (aferida no membro superior direito), diminuição da amplitude dos pulsos femorais e dificuldade de palpar os pulsos tibiais anteriores e posteriores. Mantém saturação arterial acima de 95% nos membros superiores e inferiores, sem diferença significativa entre eles. Raio x de tórax: presença do sinal de Röesler (desgaste das bordas inferiores das costelas). O adolescente é portador de
Com o melhoramento contínuo do conhecimento das doenças e das habilidades técnicas, podemos reduzir os eventos inesperados que podem ocorrer nos pacientes cirúrgicos. Com relação às complicações pós-operatórias, podemos afirmar:
Jonatas, masculino, tem 4 anos e foi levado ao Pronto Atendimento por sua mãe após episódio de enterorragia. A mãe relatou sangue vivo em grande quantidade no vaso sanitário, juntamente, porém não misturado, com as fezes. O menino recebeu atendimento inicial com reposição volêmica e foi internado para estabilização do quadro, que ocorreu após 48 horas, já com fezes normais. Assinale a alternativa que contém a principal suspeita e o exame complementar que deve ser solicitado para diagnóstico da mesma.
Compartilhar