Questões na prática

Psiquiatria

Homem 25 anos, trabalhador braçal, vem aos seus cuidados médicos e relata ser portador de comportamento aberrante, o qual você diagnosticou como “parafílico”. Descreve o paciente, que quando em locais com grande concentração de pessoas ou veículos de transporte coletivo, sente prazer em atritar seus genitais contra o corpo de uma mulher, mesmo sem seu consentimento e ainda que lhe cause constrangimento. Relata ainda, que ao fazê-lo, ele fantasia um relacionamento exclusivo e carinhoso com a vítima. O enquadramento acima descrito é compatível com qual das parafilias abaixo citadas ?

A
Pedofilia
B
Fetichismo
C
Voyeurismo
D
Frotteurismo
E
Exibicionismo
Lesões de bexiga extraperitoneais causadas por traumatismos abdominais fechados de bacia, sem outras lesões abdominais associadas, são idealmente tratadas:
Dois pacientes com sequela de trauma raquimedular ocorrido há mais de dois anos se encontram na recepção do Ambulatório de Neuro-urologia e conversam sobre os tratamentos que estão realizando. O primeiro foi vítima de capotamento automobilístico e sofreu lesão medular no nível C2 a C4. Já o segundo, foi vítima de esmagamento e sofreu lesão no nível S2 a S4. Qual o padrão provável de contratilidade da musculatura detrusora esperado no primeiro e no segundo paciente, respectivamente?
Após a correção de um aneurisma da aorta abdominal pela técnica endovascular, verificou-se no controle, em uma sequência de tomografias computadorizadas de abdome, que os diâmetros anteroposterior e laterolateral do saco aneurismático haviam aumentado progressivamente, passando de 5,5 cm para 6,8 cm. Observou-se ainda a integridade da endoprótese e a patência da artéria mesentérica inferior e de dois pares de artérias lombares. Qual o tipo de endoleak observado?
Mulher de 75 anos, hipermetrope, com queixa de dor ocular à direita há 1 dia. EF: hiperemia ocular pericerática e pupila em semi-midríase paralítica. A hipótese diagnóstica mais provável é
Compartilhar