Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Homem, 28 anos, sofreu trauma abdominal em acidente automobilístico. Foi levado à cirurgia onde constatou-se lesão extensa do lobo direito do fígado, lesão do baço e hematoma retroperitonial. Foram suturadas as lesões e não se interviu no hematoma retroperitonial. Foram necessárias várias transfusões sanguíneas e de solução salina para estabilização hemodinâmica no transoperatório. A parede abdominal foi suturada por planos, com certa dificuldade porque havia resistência à referida sutura. O paciente recuperou-se bem da cirurgia, porém, no pós-operatório imediato, apresentou distensão abdominal, oligúria e dificuldade respiratória. Foi colocado um cateter na bexiga e a pressão intravesical foi de 30 mmHg. A pressão arterial era de 90 mmHg. A conduta é:

A
Reabrir a parede abdominal e deixar uma laparostomia.
B
Realizar traqueostomia.
C
Repor a volemia com sangue.
D
Inserir cateter de Swan Ganz.
E
Nenhuma das respostas acima.
Assinale a alternativa que apresenta drogas antiepiléticas de uso contínuo que podem ser efetivas no tratamento profilático para a prevenção de recidivas de convulsão febril.
Com relação ao hemangioma da infância, é correto afirmar:
Em relação às intoxicações exógenas e seus antídotos, correlacione os antídotos (coluna da esquerda) com a intoxicação exógena correspondente (coluna da direita). 1. Flumazenil. 2. N-acetilcisteína. 3. Octreotide. 4. Cálcio. 5. EDTA. ( ) Chumbo. ( ) Paracetamol. ( ) Sulfunilureia. ( ) Hipermagnesemia. ( ) Venlafaxina. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Recém-nascido a termo, pequeno para idade gestacional, baixo peso, nasceu de parto cesárea, com apgar 5 e 8, peso de 1600 g, HTº 65%, PCR negativo. Evoluiu com desconforto respiratório leve, porém persistente, com crises de cianose, hipoglicemia persistente e icterícia precoce, além de irregularidade na absorção das dietas. A hipótese diagnóstica para esse recém-nascido é:
Compartilhar