Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Homem, 29 anos, apresentou quadro agudo de febre, nódulos, eritematosos, alguns ulcerados em membros superiores, dores articulares, adenomegalia diagnósticas generalizada, hepato-esplenomegalia e edema de mãos e pés. Quais são as suspeitas desse quadro clínico?

A
Hanseníase virshowiania e escarlatina
B
Eritema nodoso hansênico e reação medicamentosa
C
Sífilis secundária e hanseníase reacional
D
Mononucleose e vasculite infecciosa
E
farmacodermia e escarlatina
Na avaliação de um recém-nato com 2.500 g, 46 cm de comprimento e 29 cm de perímetro cefálico, solicita-se radiografia de crânio e de ossos longos, que demonstra apenas calcificações cerebrais. As infecções congênitas mais compatíveis com o quadro descrito são:
Paciente sexo feminino, 45 anos relata descarga mamilar. Em quais características da descarga deve-se prosseguir a investigação:
Primigrávida de 19 anos de idade, com 37 semanas de gestação, se apresenta na sala de Emergência devido a quadro de início recente de dor progressiva no quadrante superior direito do abdômen, náuseas, vômitos e cefaleia. Antes do início dos sintomas, a gravidez tinha transcorrido sem intercorrências. Nega antecedentes médicos relevantes e afirma ter tomado suplementos vitamínicos, ferro e ácido fólico. O exame físico mostra uma mulher obesa, desidratada com temperatura de 37,6°C, pulso de 110 bpm e PA de 140/95 mmHg. O quadrante superior direito do abdômen está hipersensível à palpação. O útero não está inflamado e nem contraído e os batimentos cardíacos fetais são de 142 bpm. Exames laboratoriais; hematócrito de 32%; série branca de 22.000 leucócitos/ml; plaquetas de 110.000/ml; tempo de protrombina de 14,9 seg (controle 12 seg); ureia de 24 mg/dl; glicemia de 56 mg/dl; creatinina de 1,5 mg/dl; albumina de 3,4 g/dl; bilirrubina de 1,8 mg/dl; fosfatase alcalina de 179 u/l,AST de 238 u/l; ALT de 372 u/l; amilase de 27 u /l, amônia de 90 ug/dl. EAS com leve proteinúria, 3 leucócitos por campo, sem cilindros. Ultrassonografia do abdome superior revela fígado levemente vesícula biliar discretamente dilatada com espessamento da parede, sem cálculos no seu interior.O pâncreas aparenta ser normal. O diagnóstico mais provável é:
Criança 2 anos de idade, com retardo psicomotor (não anda, fala mal), prisão de ventre constante, hérnia inguinal, fácies inexpressivas, com protrusão de língua, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera.
Compartilhar