Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Homem, 29 anos, apresentou quadro agudo de febre, nódulos, eritematosos, alguns ulcerados em membros superiores, dores articulares, adenomegalia diagnósticas generalizada, hepato-esplenomegalia e edema de mãos e pés. Quais são as suspeitas desse quadro clínico?

A
Hanseníase virshowiania e escarlatina
B
Eritema nodoso hansênico e reação medicamentosa
C
Sífilis secundária e hanseníase reacional
D
Mononucleose e vasculite infecciosa
E
farmacodermia e escarlatina
O carcinoma hepatocelular é a principal neoplasia primária do fígado. A hepatite que, mais frequentemente, é capaz de levar ao seu desenvolvimento, mesmo na ausência de cirrose, é a do tipo:
É atendido na emergência, lactente de quatro meses acompanhado de sua mãe com história de queda acidental do colo há duas horas. Foi diagnosticada fratura na diáfise do fêmur em espiral. Diante da suspeita consistente de maus-tratos, a atitude imediata correta será:
Criança de sete anos apresenta, há três dias, febre acompanhada de tosse, sem esforço respiratório e estado geral conservado. A radiografia de tórax evidencia pneumonia lobar (LID) e derrame pleural homolateral. A punção pleural evidencia líquido citrino, proteína = 4 g/dl, LHD = 500 UI/L, glicose = 55 mg/dl, pH = 7,5 e bacterioscopia negativa. Segundo o Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, a conduta correta será:
Criança com 8 anos do sexo feminino, vítima de queimadura severa. Na avaliação laboratorial apresentou nos primeiros dias após o acidente perda de nitrogênio. Qual das substâncias abaixo é a principal causadora destas perdas?
Compartilhar