Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Homem, 29 anos, apresentou quadro agudo de febre, nódulos, eritematosos, alguns ulcerados em membros superiores, dores articulares, adenomegalia diagnósticas generalizada, hepato-esplenomegalia e edema de mãos e pés. Quais são as suspeitas desse quadro clínico?

A
Hanseníase virshowiania e escarlatina
B
Eritema nodoso hansênico e reação medicamentosa
C
Sífilis secundária e hanseníase reacional
D
Mononucleose e vasculite infecciosa
E
farmacodermia e escarlatina
Fábio, 3 anos de idade, retorna ao ambulatório de pediatria com o resultado de um hemograma em que foram salientados os seguintes itens: hemoglobina - 9,5 g/dl, VCM 70 µ³, CHCM 29 g/dl e RDW 17%. Foi observado ainda discreto aumento do número de plaquetas. Com estas informações, é possível afirmar:
Ataques espontâneos e inesperados de medo ou terror intensos, associados à sensação de morte iminente, duração aproximada de meia hora e frequência de uma ou duas vezes por semana. Com base no enunciado, assinale a alternativa que indica corretamente a que patologia o quadro clínico se refere.
Assinale a alternativa correta para a avaliação de crianças durante a adolescência.
Recém-nascido, com 25 dias de vida, em aleitamento materno, apresentando vômitos em jato, lácteos, há 8 dias. Ao exame, apresenta-se bastante desidratado e apático; nota-se abaulamento e peristaltismo visível na região do epigástrio. Diante da suspeita de estenose hipertró?ca de piloro, assinale a alternativa que indica corretamente: o exame de imagem a ser solicitado; as alterações hidroeletrolíticas esperadas; as alterações do equilíbrio acido-básico esperadas.
Compartilhar